A PSA garante que a Peugeot e-Expert, a Citroën ë-Jumpy e a Opel Vivaro-e vão garantir um desempenho semelhante ao das versões com motores de combustão. O que significa, por exemplo, capacidades de carga e de reboque semelhantes. Estes veículos comerciais ligeiros vão poder ser adquiridos em diferentes configurações, tanto na dimensão, como na configuração interna. Na prática, isto traduz-se em versões totalmente destinadas a carga, versões mistas e versões para passageiros, de 6 a 9 lugares com diferentes níveis de equipamento.
Autonomia acima das necessidades
Os representantes da marca confirmaram que vão estar disponíveis duas capacidades de bateria, de 50 e 75 kWh de capacidade, com autonomia (ciclo WLTP) de, respetivamente, 230 e 330 km. Esta escolha de capacidade terá resultado de um estudo que concluiu que 83% dos trajetos diários feitos pelos clientes, que usam este tipo de viaturas, são inferiores, em média, a 200 km e que 44% dos clientes nunca fazem mais de 300 num único dia.
Os carregamentos podem ser feitos tanto em postos rápidos (DC), onde 80% da carga é recuperável em 30 minutos, ou em postos de carregamento normal (AC) até 11 kW (dependendo dos mercados e dos modelos, o carregador interno AC de série poderá ser de 7,4 ou 11 kW). A potência anunciada é de 100 kW (136 cavalos) e o binário atinge os 260 Nm. Dados que parecem demonstrar que estas carrinhas usam o mesmo motor elétrico já aplicado a ligeiros de passageiros do grupo, como o Peugeot e-208 e o Opel Corsa-e.
Em resposta à Exame Informática, os responsáveis da PSA garantiram que os custos de manutenção destes veículos serão 30% inferiores comparativamente com as versões equipadas com motor a gasóleo.
Quanto ao impacto da carga na autonomia, a PSA refere cerca de 5 km de autonomia a menos por cada 100 kg de peso extra.
Mercado em crescimento
Segundo Xavier Peugeot, vice-presidente da unidade de veículos comerciais ligeiros do grupo PSA, o mercado dos veículos elétricos vai crescer dez vezes até 2025 e o grupo está apostado em conseguir uma posição de liderança. Até porque a PSA tem por objetivo respeitar totalmente as novas regulamentações sobre emissões da União Europeia, evitando assim quaisquer multas ou penalizações.