A BMW e a Mercedes tinham assinado um acordo há quase um ano, em julho de 2019, onde pretendiam trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções com o objetivo de começar a vender carros com autonomia de Nível 4 já em 2024. Agora, as duas fabricantes anunciaram o fim da parceria, de forma “mútua e amigável”, não descartando a hipótese de haver uma nova colaboração no futuro.
O comunicado revelado esta semana explica que vários fatores estiveram na origem da decisão da separação. Em primeiro lugar, ambas reconhecem que o desenvolvimento de uma plataforma partilhada para construção de carros autónomos é uma tarefa mais complexa e mais cara do que antecipavam. Por outro lado, a demora em obter as assinaturas para o acordo fez com que as sessões de colaboração entre os especialistas internos das duas marcas e as conversas com fornecedores também sofressem um atraso.
A intenção anunciada no início desta parceria era conseguir vender carros que pudessem circular autonomamente nas estradas e estacionar sozinhos, de Nível 4, em 2024. O CEO da Ford, Jim Hackett, tinha comentado na altura que o objetivo seria demasiado ambicioso e que as duas fabricantes estariam a subestimar a complexidade tecnológica do que seria necessário fazer-se.
Independentemente desta separação, a BMW e a Mercedes continuam as parcerias noutras iniciativas, como foi o caso de 2015 quando, em conjunto com a Audi, comparam a plataforma de mapas Nokia Here por 2,8 mil milhões de euros.