Anunciámos a abertura da primeira estação de supercarregadores Tesla há poucos dias. Na altura, a Tesla informou-nos que o preço por kWh a praticar em Portugal seria de 24 cêntimos de euro. O mesmo valor cobrado em Espanha. No entanto, após a entrada oficial em funcionamento dos postos, a marca norte-americana enviou-nos uma correção do preço: em Portugal, cada kWh num Supercharger Tesla será de 23 cêntimos de euro. Um valor que, como referimos, deverá ser cobrado poucas vezes porque boa parte dos utilizadores de veículos Tesla têm direito a carregamentos gratuitos ilimitados. Uma oferta para quem adquiriu o carro antes do início de 2017 ou para quem foi presenteado pelo sistema de referências da marca: cada cliente Tesla ao adquirir um Model S ou um Model X pode recomendar até cinco amigos, que, se comprarem um dos carros mencionados, passam a ter direito a carregamento gratuito ilimitado.
Mas mesmo quem comprou um carro depois de 1 de janeiro de 2017 e não recebeu qualquer recomendação tem direito a 400 kWh gratuitos (o que, segundo a Tesla, dará para cerca de 1600 km). Ou seja, apenas após ultrapassar este valor é que o utilizador passará a pagar 0,23 euros por cada kWh. Um valor que, ainda assim, faz com que seja bem mais barato “atestar” um Model S ou um Model X do que um automóvel equivalente a gasolina ou gasóleo.
De acordo com o mapa de supercarregadores Tesla, além das duas estações de serviço já disponíveis, cada uma com oito postos de carregamento, serão instaladas mais cinco estações até ao final deste ano em Portugal.
As duas novas estações permitem a condutores de Tesla portugueses e estrangeiros atravessarem toda a Europa Ocidental sem recorrer a outras redes de carregamento. Ou seja, para muitos utilizadores Tesla é possível viajar por toda a Europa sem custos energéticos associados.