IMx é o nome do novo crossover elétrico da Nissan. Por enquanto, trata-se apenas de um protótipo, mas tudo indica que a marca japonesa prepara-se para apresentar um SUV elétrico. Uma opção natural considerando que o mercado dos SUV e dos crossovers está em expansão.
O IMx tem quatro lugares, tecnologia de condução autónoma e uma autonomia de 600 quilómetros segundo a norma japonesa JC08. Tem dois motores, um para cada eixo, que oferecem uma potência total de 320 kW, o equivalente a mais de 400 cavalos. O binário é ainda mais impressionante: 700 Nm. De acordo com o comunicado de imprensa «a nova plataforma permite que o piso seja completamente plano, possibilitando assim um habitáculo muito amplo e uma dinâmica de condução aprimorada».
O IMx está, como o LEAF, preparado para entregar energia à rede o que significa que está preparado para ser integrado em redes elétricas inteligentes, onde a bateria do carro pode funcionar para compensar picos de energia ou para alimentar a casa em caso de falha do fornecimento ou quando a energia é mais cara. Um sistema que a Nissan já está a testar em conjunto com alguns parceiros em projetos-piloto com o LEAF.
A Nissan anunciou ainda que vai competir na Formula E, já na temporada 2018-2019. Uma opção em linha com a política que a empresa tem vindo a anunciar para tornar os elétricos mais apelativos para quem procura performance. Recorde-se que recentemente a Nissan anunciou que vai produzir uma versão Nismo do LEAF, protótipo que também está em exposição em Tóquio.