O XC60 tem sido um sucesso para a Volvo, com já mais de um milhão de unidades vendidas. O novo XC60, que parece ser um XC90 mais compacto, tem uma versão híbrida plug-in com tração integral, um motor a gasolina e um motor elétrico. A potência combinada é de 407 cavalos e a aceleração dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 5 segundos.
Como o irmão mais crescido (XC90), o interior do novo XC60 é dominado por um ecrã tátil de dimensões generosas com uma interface estilo tablet e capacidade para correr várias apps, incluindo serviços de streaming de música.
De série, o XC60 inclui capacidade para detetar e evitar obstáculos que surjam em frente, incluindo carros, peões e bicicletas. O apoio à condução inclui cruise control adaptativo, para manter automaticamente a distância de segurança para o veículo da frente, e sistema de manutenção na faixa de rodagem. O Volvo On Call permite aceder remotamente ao veículo para verificar, por exemplo, os níveis de combustível e da bateria ou para ativar a climatização.
Também como o XC90, o XC60 T8, o novo topo de gama, utiliza dois motores: um frontal, a gasolina (320 cavalos), e outro traseiro, elétrico (87 cavalos). A Volvo ainda não divulgou pormenores sobre as capacidades em modo totalmente elétrico, mas espera-se que a autonomia neste modo seja de 50 km.
O Volvo XC60 T8 – PHEV vai chegar ao mercado nacional em julho com três níveis de equipamento: Momentum (€67.699), R-Design (€70.159) e Inscription (€71.758).