Charlie Miller e Chris Valasek são hackers que usaram um fundo do governo norte-americano para investigar as falhas nos sistemas críticos de automóveis. Agora, os dois white hackers- hackers que tentam descobrir vulnerabilidades no software antes que possam ser exploradas por criminosos- vão publicar um artigo onde revelam todas as falhas que existem nos sistemas tecnológicos que existem no Toyota Prius e no Ford Escape.
E é na Def Com Hacking – conferência sobre hacking que decorre em Las Vegas no final desta semana – que vão lançar o software que permite atacar carros e explorar as falhas de software.
Os dois hackers dizem ter conseguido travar de súbito um Toyota Prius que ia quase a 130 km/h, oscilar o seu volante e, até, acelerar o motor. Também conseguiram, alegadamente, desligar os travões do Ford Escape quando se desloca a velocidades muito baixas. Ou seja, por mais que se carregue no pedal do travão… o carro não abranda.
Estas técnicas foram, segundo o Huffington Post, usadas com um computador ligado diretamente ao veículo. Ou seja, não foi efetuado remotamente.
Charlie Miller e Chris Valasek, citados pela mesma fonte, esperam que a revelação destas falhas e do software possa fazer com que outros White Hackers descubram mais falhas e as tornem públicas.