
A BMW apresentou uma nova versão do sistema ConnectedDrive, que inclui vários serviços online. A partir de julho/agosto, com a chegada do novo série 5, boa parte dos carros da marca vai incluir ligação de dados móveis com cartão SIM instalado de origem, graças a uma parceria com a Vodafone. A ligação não vai quaisquer custos associados de roaming, apenas custo inicial de 362 euros (vitalício).
Mas a grande novidade da próxima versão do ConnectedDrive é o acesso a uma loja de aplicações da BMW, que pode ser realizada diretamente a partir do carro com tecnologia iDrive ou remotamente (através de PC, tablet ou telemóvel). Cada utilizador tem acesso a uma página da loja totalmente personalizada para o seu carro, onde pode ver a configuração do veículo e ativar novos serviços no computador de bordo através da loja online.
Esta nova forma de subscrever serviços permite que o utilizador possa instalar opções ConnectedDrive após a compra do automóvel e sem necessário levar o veículo aos serviços de assistência técnica, não ficando, assim, limitado às opções que fez no momento da aquisição do seu BMW.
Vão estar disponíveis vários serviços, alguns dos quais já estão disponíveis no momento de compra da viatura, como informações de trânsito em tempo real, navegação Web e streaming de música (e download, já que até 2000 músicas podem ficar armazenadas no disco rígido do veículo). As subscrições podem ser feitas para diferentes períodos. Por exemplo, o condutor pode instalar as informações sobre o trânsito apenas durante os dias em que visita determinado país ou escolher uma subscrição anual do mesmo serviço para o seu país de residência.
Concierge ao seu dispor
Uma das funcionalidades que podem ser ativadas via a nova loja online da BMW é o Concierge, serviço que ainda não estava disponível no mercado nacional. É um serviço de atendimento personalizado via telefone, onde podemos pedir as mais variadas informações como, por exemplo, restaurantes recomendados na zona ou previsões meteorológicas. Mais interessante ainda, podemos usar o Concierge para pedir que introduza remotamente o nosso destino no sistema de navegação do automóvel.
O serviço de assistência telefónico também traz outra novidade para o mercado português. Até agora, o pressionar do botão de emergência disponível em vários modelos da BMW (eCall), iniciava uma chamada automática para o 112, mas se o condutor não estivesse em condições físicas de responder, normalmente a chamada era ignorada pela emergência médica. Com o novo ConnectedDrive, o botão de emergência faz uma ligação para o serviço de assistência da BMW, que tem, através da ligação de dados, acesso a várias informações do veículo como, por exemplo, posição geográfica (dados de GPS) e análise de diferentes sensores, como o número de airbags que foram ativados. Esta informação é depois passada à emergência médica, o que permite garantir que a assistência é realizada e com informação detalhada. O serviço do eCall inteligente tem um custo de aquisição 197 euros para toda a vida do automóvel.