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O Ford Evos Concept é um híbrido com 4,5 metros de comprimento e quase dois de largura, quatro portas de abertura na vertical (tipo asas de gaivota), luzes dianteiras ultrafinas e um capô longo que coloca os quatro ocupantes numa posição recuada. Além de um design marcante, o Evos tem também ligação à cloud.
A ligação entre o carro e a nuvem de informações pessoais do condutor permitiu à Ford criar uma nova geração de alertas e formas de interação entre o veículo e o condutor. Assim, conjugando a informação da nuvem com a informação sobre os hábitos de condução de cada pessoa, o Evos é capaz perceber que noticiário ou álbum de música o condutor estava a ouvir quando saiu de casa e continua a reproduzi-lo assim que este chega ao carro. Reconhece quem dele se aproxima e regula a temperatura no interior do habitáculo, bem como preferências de condução (posição dos bancos, controlos de direção, configurações do sistema de som…).
A tecnologia no interior do Evos Concept é, de resto, uma expressão clara da visão de futuro da Ford. Paul Mascarenas, director técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação do construtor, diz que "para a Ford, o futuro da tecnologia a bordo será definido pela experiência que esta proporcione ao condutor e passageiros". O responsável acrescenta: "Nós vemos a tecnologia como muito mais do que apenas uma lista impressionante de microprocessadores, sensores e software. Será antes a possibilidade de aplicar essa tecnologia para criar uma experiência que melhore o tempo que o condutor passa ao volante." O derradeiro objetivo da Ford é, em última análise, que o tempo passado no carro seja um prolongamento fluido daquilo que o condutor faz em casa ou no escritório.
O Evos Concept, apresentado mundialmente no último salão automóvel de Frankfurt (início de setembro), tem motorização híbrida do tipo plug-in, utilizando baterias de iões de lítio de última geração. Esta arquitetura híbrida da Ford, que permite que o motor elétrico e o motor a gasolina trabalhem em conjunto ou em separado para maximizar a eficiência, será utilizada no novo Ford C-MAX Energi, cuja chegada à Europa está prevista para 2013.