Desde 2007 que a Casa da Música elege o repertório de um país como eixo programático da sua programação. Ora, depois da Áustria, Brasil, França, Alemanha…, entre outras latitudes, foi a vez de olhar para dentro e eleger Portugal para uma “homenagem, naturalmente seletiva e onde não cabe tudo, da música portuguesa e dos músicos portugueses”, como salienta o diretor artístico, António Jorge Pacheco.
Os 50 anos da Revolução de Abril, mas também os 500 anos do nascimento de Camões e o centenário de Joly Braga Santos, hão de cruzar-se num “brinde à música portuguesa”, cujo arranque oficial acontece com o ciclo À Nossa! (desta sexta, 12, até ao dia 26).
Sob a batuta do maestro titular Stefan Blunier, a Orquestra Sinfónica inaugura o ciclo com Paraísos Sinfónicos (tocando a Abertura Sinfónica nº 2, op. 11, de Joly Braga Santos, e Paraísos Artificiais, de Luís de Freitas Branco, além da primeira integral dos concertos para piano, de Prokofiev, interpretada pelo pianista Pedro Emanuel Pereira). Neste sábado, 13, será a vez da Orquestra Barroca evocar a Ópera na Corte Portuguesa através de obras de António Leal Moreira (músico da corte de Lisboa e um dos primeiros diretores do Teatro São Carlos), Mozart e David Perez, com a voz da soprano Sara Braga Simões.
Paul Hiller estará de volta ao Porto, no domingo, 14, para dirigir o Coro Casa da Música (que fundou, em 2009), dando a ouvir Fernando Lopes-Graça, Duarte Lobo e Carlos Caires. Nas semanas seguintes, a Sinfónica interpretará Emmanuel Nunes e Vasco Mendonça (20 jan) e obras de Fernando Lopes-Graça (26 jan), numa evocação da História Trágico-Marítima, de Miguel Torga.
Também o Remix Ensemble abre a temporada (21 jan) sob o signo de Portugal, com Duktus, de Emmanuel Nunes, Fermata, que Peter Eötvös escreveu no Porto, e uma peça de Vasco Mendonça, compositor em residência, em 2024. Ao longo deste ano, serão, ainda, homenageados Guilhermina Suggia, Helena Sá e Costa, Amália Rodrigues, José Afonso e Carlos Paredes. À nossa!
Ano Portugal – À Nossa! > Casa da Música > Av. da Boavista, 604, Porto > T. 22 012 0220 > 12-26 jan > a partir de €8 > casadamusica.com
A não perder em 2024
Ciclo Piano Maria João Pires (15 fev), Seong-Jin Cho (11 mar), Grigory Sokolov (20 mai), Mário Laginha (4 jul)
Invicta.Música.Filmes Cineconcerto do filme mudo O Táxi 9297 (20 fev)
Música & Revolução Oito concertos celebram a Revolução de Abril (16-26 abr)