Do digital para o espaço físico. Nesta quarta, 1, o projeto “O Poema Ensina a Cair”, da autoria de Raquel Marinho, criado com o propósito de divulgar poesia de autores contemporâneos portugueses, apresenta-se no Museu do Oriente, sob a forma de recital. A entrada é livre.
No palco, a jornalista vai estar acompanhada pelo piano do músico, poeta e tradutor João Paulo Esteves da Silva. O recital surgiu de um convite a Raquel Marinho pela Antena 2, onde a autora tem a rúbrica semanal “Ambos na mesma página”.
Na sessão de 60 minutos, vão declamar-se poemas de autores de língua portuguesa contemporâneos e não só. De Maria do Rosário Pedreira a Andreia C. Faria ou Pedro Mexia, a jornalista traz as palavras de Fernando Pessoa, através de Álvaro de Campos, de Jorge de Sena e Luiza Neto Jorge, entre outros.
O recital será gravado para posterior transmissão na Antena 2, no Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, pelas 19 horas.
“O Poema Ensina a Cair” vive em forma de podcast, em várias plataformas digitais, onde a jornalista se aproxima dos seus convidados e dos poemas da sua vida. Em 2021, venceu o Prémio de Melhor Podcast Português de Arte e Cultura no PODES, Festival de Podcasts Portugueses. Nas redes sociais Facebook e Instagram, onde a autora divulga regularmente poesia, o projeto conta com mais de 280 mil seguidores.
Museu do Oriente > Doca de Alcantara Norte, Av. Brasília, Lisboa > 1 mar, qua 19h > grátis > Transmissão do recital na Antena 2 > 21 mar, qua 19h