“Talvez o teatro não sirva para nada, mas pelo menos serve para nos juntarmos com outras pessoas e esperar por um momento de lucidez”, disse em tempos o chileno Guillermo Calderón, um dos grandes nomes da dramaturgia contemporânea que, pela primeira vez, traz um dos seus espetáculos ao Porto. No regresso em pleno do FITEI, espera-se um ambiente de festa, e convidados de honra não faltarão. Desde logo, quatro encenadores internacionais de renome: o já referido Guillermo Calderón apresenta Dragón (dias 14 e 15), uma peça política que medita sobre o papel do artista em tempos de convulsão social, e ataca a atual problemática da violência sobre os imigrantes no Chile; a galega Marta Pazos faz a sua releitura cénica e dramatúrgica da tragédia de Shakespeare, Otelo (dias 21 e 22); a argentina Marina Otero, em Fuck Me (dia 17), criou uma peça teatral interminável sobre a sua vida, e esta é a terceira parte de uma trilogia em que se debruça sobre a passagem do tempo e as marcas deixadas no corpo; e o brasileiro Pedro Vilela, radicado no Porto, revela Figueiredo (dias 15 e 20), uma palestra performativa sobre o genocídio indígena no Brasil.

Entre os 16 espetáculos desta 45ª edição do FITEI, sete são estreias absolutas. É o caso de Os Heróis Que Não Aterram nas Ilhas dos Contos (dias 13 e 14), com encenação de Rui Spranger, uma das propostas que chegam do meio teatral do Porto. Igualmente a abordar o tema da guerra há Blasted (de 18 a 20), de João Telmo, a partir do texto homónimo de Sarah Kane, e Fabulamãe (dias 20 e 21), monólogo interpretado e encenado por Teresa Arcanjo. Outra leveza terá Assim Se Fazem as Coisas (dias 20 a 22), a nova criação dos Palmilha Dentada, em formato de revista. Os grandes autores universais também estarão representados. Refira-se, por exemplo, Boom! (esta terça, 10), de Tennessee Williams, com encenação de Miguel Loureiro, ou Orlando (dias 12 a 14), de Virginia Woolf, na adaptação teatral feita por Cláudia Lucas Chéu.

FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica> Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo > T. 22 325 8249 > 10-22 mai > €5 a €40 > programação festival.fiteidigital.com