Não fossem as adversidades do momento e o cinema em língua alemã estaria em destaque, com uma dupla celebração. À estreia prevista de Undine, de Christian Petzold, um filme muito aguardado, juntava-se a Kino, mostra de cinema que decorre anualmente em Lisboa e costuma ter várias extensões pelo País. Com o encerramento das salas, Undine foi adiado para março (assim o permitam os números da pandemia) e a Kino foi realojada, em exclusivo, na plataforma de streaming Filmin.
Por esta mostra passam 15 filmes divididos em três secções. “Visões” é, por assim dizer, o prato forte, com títulos que têm feito percurso em festivais de cinema. É o caso de Berlim Alexanderplatz, uma nova adaptação do romance de Alfred Döblin, realizada por Burhan Qurbani, que abre o festival. Trata-se de um filme longo e contundente, que integrou o Festival de Berlim e foi premiado em Estocolmo. Competindo também em Berlim esteve Irmãzinha, das suíças Stéphanie Chuat e Véronique Reymond, um drama em que acompanhamos um ator de teatro com uma doença terminal e a sua relação com a irmã gémea, que escreve para ele. Mais inesperado talvez seja Planuras, uma coprodução entre o Luxemburgo, a Alemanha e a África do Sul, da autoria de Jenna Cato Bass, em que nos envolvemos na perigosa jornada de duas mulheres naquilo que pode ser descrito como um western feminista africano.
A secção “Perspetivas” é feita de primeiras e segundas obras, servindo de barómetro para a qualidade do mais jovem cinema feito em língua alemã. E um bom indicador é logo Futuro Três, de Faraz Shariat, filme que nos fala do Instagram, namoros online, bebedeiras e crises de refugiados, numa autêntica amálgama de temáticas contemporâneas. O filme foi premiado em Berlim, assim como Animais a Nu, de Melanie Waelde, que faz um retrato de um grupo de adolescentes e recebeu uma menção honrosa para a melhor primeira obra.
Finalmente, na secção “Realidades”, podem ver-se quatro documentários pertinentes, com temas como as identidades e o crescimento da extrema-direita na Europa.
Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã > Filmin.pt > até 27 jan > filme €3,50, subscrição mensal €6,95