Uma dezena de longas-metragens mostra a diversidade estética e cultural do cinema de países da América Latina, tornando-se uma boa oportunidade para conhecer cinematografias pouco divulgadas. Entre outros, destaca-se Ema, do chileno Pablo Larraín, nome maior do cinema sul-americano, que desta vez conta a história brutal de uma dançarina de reggaeton. Em Boca de Ouro, o brasileiro Daniel Filho faz uma adaptação livre da peça homónima de Nelson Rodrigues.
Da Argentina, chega Las Buenas Intenciones, de Ana García Blaya, retrato nostálgico da emigração de uma família argentina para o Paraguai. De outras emigrações – do México para o Paraguai e do Peru para o Canadá – tratam respetivamente Los Lobos, de Samuel Kishi, e La Bronca, de Daniel e Diego Vega Vidal. De geografias menos conhecidas mostra-se, por exemplo, Tierra Adentro, de Mauro Colombo, passado na selva que acompanha a fronteira do Panamá com a Colômbia.
Trailer do filme de abertura: Las Buenas Intenciones, de Ana García Blaya (Argentina)
Mostra de Cinema da América Latina > Cinema São Jorge > Av. da Liberdade 175, Lisboa > T. 21 310 3400 > 10-15 dez > €3,50 > programação e horários em cinemasaojorge.pt