Para muitos, o ano de 2020 assemelha-se a um enredo de filme de terror, ou pelo menos de ficção científica; para o MotelX, ironicamente, acaba por parecer uma história com final feliz, uma vez que, quase por milagre, tornou-se possível montar o festival nos locais e nas datas habituais. Mas há, claro, algumas modificações a que a pandemia obriga, ligadas também às restrições de lotação das salas, que levaram a organização a optar por alargar o festival no tempo, com dois dias extra.
O festival abre com O 3º Andar: Terror na Rua Malasaña, mais uma promissora obra do terror espanhol, realizada por Albert Pintó. E encerra com The Rental, de Dave Franco, sobre uma desventura de uma família num alojamento local. Pelo meio, de tudo um pouco. Na secção Serviço de Quarto destacam-se, entre outros, as estreias mundiais de A Beast in Love, de Koji Shiraishi e History of the Occult, de Cristian Jesús Ponce. Numa espécie de mapa-múndi do cinema de género, o festival apresenta-nos obras tão distantes como AV: The Hunt, da Turquia; La Llorona, da Guatemala; Ich-Chi, da Rússia; Fried Barry, da África do Sul; ou Macabro, do Brasil.
O MotelX há muito que nos habituou a ligações inesperadas. Desta vez, na secção Quarto Escondido, explora a ligação entre Pedro Costa e o cinema de terror, mais concretamente os filmes de zombies, revelando a influência de I Walked with a Zombie, de Jacques Tourneur, na realização de Casa de Lava. Há outros momentos inesperados, como a performance A Mulher-Sem-Cabeça, a partir de um texto de Gonçalo M. Tavares com ilustrações ao vivo de António Jorge Gonçalves e voz do MC Papillon e um jantar encenado inspirado num texto de Fernando Pessoa.
A pandemia não poderia deixar de estar presente, com a recuperação de Epidemic, um dos mais antigos filmes de Lars Von Trier. Mas há também outras ligações à atualidade, através, por exemplo, de filmes que fazem o elo entre o racismo e o terror. Isto além de um ciclo dedicado à nova vaga de terror feminino e o DocsTerror, em que se encontra, por exemplo, uma visita ao clássico de Steven Spielberg, O Tubarão.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/2048_Antebellum_D09_03630_RA-1600x1067.jpg)
MotelX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa > Cinema São Jorge, Convento São Pedro de Alcântara, Brotéria, Lg. Trindade Coelho > Lisboa > 7-14 set > www.motelx.org