A cidade de Lisboa, a par de muitas outras, parou com a pandemia. O comércio fechou as portas e as multidões evaporaram-se das ruas. É esta imagem estranha, de uma cidade parada, que se mostra em Lisboa Ainda, no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a partir desta quinta, 23, através do olhar de quatro fotojornalistas.
“Cada um dos fotojornalistas tem um cunho e uma identidade muito próprios”, refere Rita Palla Aragão, comissária da exposição. Tiago Miranda fotografou a capital através da janela do carro. Pedro Nunes captou a cidade na manhã da primeira segunda-feira da primeira semana de quarentena, para mostrar que nada estava a acontecer. Já Luís Miguel Sousa voltou aos lugares que havia fotografado repletos de turistas, para revelar como o contraste era evidente; e José Fernandes tentou lançar alguma luz sobre a escuridão das nossas figuras.
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O facto de os quatro serem fotojornalistas não é fruto do acaso. “Costumam fotografar acontecimentos, o que acontece. O desafio, neste caso, foi terem de fazer o oposto, fotografar o que não acontece. E conseguiram-no muito bem, captando uma Lisboa que não reconhecemos e que nunca tínhamos conhecido”, explica Rita Palla Aragão.
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Numa sala complementar, dedicada ao poema Lisboa Ainda, de Manuel Alegre, que tão bem descreveu este período (Lisboa não tem beijos nem abraços (…) não tem passos) e empresta o título à exposição, pode escutar-se a canção de Joana Alegre que, com a ajuda de amigos, musicou o poema do pai.
A acompanhar as 36 fotografias que compõem a exposição, estão excertos de poemas de Manuela de Freitas, Maria Teresa Horta e Sophia de Mello Breyner, todos sobre a cidade de Lisboa.
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Lisboa Ainda > Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Pavilhão Preto > Campo Grande, 245, Lisboa > T. 21 751 3200 > 23 jul-20 set, ter-dom 11h-17h > €3