O solstício de inverno, neste sábado 21, marca o início da nova estação. Este é também o dia mais curto do ano, em que o Sol está no seu ponto mais distante do Equador. Pelo sétimo ano consecutivo, a Agência de Curta Metragem, em Portugal, assinala a data com a exibição de pequenos filmes, em cinemas, museus e bibliotecas de norte a sul do País. As 28 localidades anfitriãs são: Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Pico, Açores), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu.
Assim, neste sábado, 21, o Cineclube da Maia (21h30) e o Cinema Passos Manuel (22h), no Porto, apresentam o programa Novas Curtas Portuguesas, com filmes recentes de autores internacionalmente consagrados mas também de nomes promissores que se vão afirmando no cinema nacional. Já na Incubadora do Centro Histórico, em Viseu, será possível ver os programas Curtinhas Para Todos (15h) e Curtas do Mundo (22h). Em Lisboa, o programa Amiguinhos será projetado no Auditório da Biblioteca de Marvila (15h) e, em Setúbal, será possível assistir a Novas Curtas Portuguesas (16h) e 20 Anos Agência (21h30), no Cinema Charlot. A sul, os protagonistas são as crianças, com um programa especial em agenda para a Casa do Pai Natal, em Faro, e a projeção do programa Curtinhas Para Todos no Bairro S. Pedro (Um Coletivo), em Elvas.
Para além das sessões de cinema, O Dia Mais Curto vive noutros ecrãs. Os canais TVCine, TV Séries e Canal 180 celebram a ocasião com uma programação especial, também neste sábado, 21, e a Agência da Curta Metragem disponibiliza no seu site, quatro curtas-metragens portuguesas para visualização online gratuita. Até 28 de dezembro, a festa da curta-metragem passa ainda pelo Metro do Porto, pelos aviões de longo curso da TAP e pela plataforma Filmin, com um programa especial de curtas-metragens.
O Dia Mais Curto > www.odiamaiscurto.curtas.pt > entrada gratuita a €5, bilhetes à venda nos locais das sessões