![horses, joke laureyns e kwint manshoven 01.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/11635330horses-joke-laureyns-e-kwint-manshoven-01.jpg)
‘Horses’, espectáculo de dança contemporânea para o público infantil, é um dos destaques do primeiro programa do Teatro Municipal do Porto dedicado às famílias que ocupa as salas do Campo Alegre
Cinco crianças e cinco adultos entregam-se, vulneráveis, a uma dança energética, formando um elo inquebrável, sem relações de força ou de poder conferidos pela idade. Em Horses, tal como cavaleiros e cavalos, procuram uma cadência de movimentos, carregam e deixam-se carregar, confiantes, ao som da música de Thomas Devos e Bertel Schollaert. A companhia belga Kabinet K, formada pela dupla de coreógrafos Joke Laureyns e Kwint Manshoven, tem vindo a criar desde 2002 espetáculos de dança contemporânea para um público infantil (e não só), colocando em palco intérpretes de diferentes gerações. Sem paternalismos, com uma linguagem coreográfica muito especial, poética, divertida, mas exigente, recorrendo frequentemente à música ao vivo. Horses, em estreia nacional, é um dos destaques do primeiro programa do Teatro Municipal do Porto inteiramente dedicado às famílias, que ocupará as salas do Campo Alegre durante esta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16.
Haverá outro espetáculo, Crevescer, da companhia Caótica, uma reflexão sobre o processo contínuo de crescimento que, a certa altura, se transforma (irritantemente) em envelhecimento, e também sobre a distância entre aquilo que imaginávamos ser quando fôssemos crescidos e o que recordamos ter sido quando fomos crianças. Um cruzamento entre cinema, música e teatro, como é habitual no grupo fundado pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico-cineasta António- -Pedro.
O Foco Famílias terá, ainda, workshops performativos pensados para diferentes idades (do Kabinet K, do Teatro do Frio e de Miguel do Vale), assim como uma instalação artística do projeto eletrónico Holy Nothing e do criador plástico Rui Monteiro, a convidar o público para ocupar o lugar de performer numa viagem audiovisual.
Foco Famílias > Teatro Municipal Campo Alegre > R. das Estrelas, Porto > T. 22 606 3000 > 15-16 dez, sex-sáb 10h-21h > bilhete família €7,50 a €15