
Para o argumento de Regresso a Ítaca, Laurent Cantet inspirou-se em O Romance da Minha Vida, ficção que o escritor cubano Leonardo Padura publicou em 2002. Os dois assinam a adaptação
Estreado em 2014, só agora chega às salas portuguesas o mais recente filme de Laurent Cantet, o que mostra como é difícil o trabalho das distribuidoras pequenas e alternativas, neste caso a Midas. Até para filmes com vários focos de interesse, o caminho não se faz sem obstáculos. Regresso a Ítaca teve as suas primeiras apresentações nos festivais de Veneza, Toronto e San Sebastián. O francês é um realizador que se tem feito notar, com Recursos Humanos, ainda de 1999, e sobretudo com A Turma. E o tema não podia ser mais atual, agora que grandes mudanças se perspetivam para o futuro de Cuba com o levantamento do embargo económico. Cinco amigos reencontram-se em Havana para celebrar o regresso à ilha de Amadeo, que há 16 anos fugiu para Espanha sem explicações. Deixou tudo para trás, incluindo a mulher, que pouco tempo depois morreria com um cancro. Na altura, vivia-se o que ficou conhecido como Período Especial de Cuba, uma das maiores crises económicas atravessadas pelo país na ressaca da queda do Muro de Berlim e do desmembramento da União Soviética. O regime de Fidel Castro endureceu. O medo instalou-se. Nada mais foi como dantes.
Junto à baía, num terraço, a toada é nostálgica. A geração não é a de Os Amigos de Alex, filme de Lawrence Kasdan que modelou este tipo de encontros, mas a intensidade é a mesma. E os perfis também. Idealista, sonhador, oportunista, concreto e enigmático. Entre os cinco amigos há de tudo, sendo essa a única fragilidade do filme. O argumento não fugiu à tentação de percorrer as várias formas como a utopia cubana se encarregou de conquistar, iludir e abandonar os seus adeptos. As esperanças de ontem acabaram em sonhos desfeitos, deixando um rasto de livros por escrever, quadros por pintar e filhos no exílio. As imagens, contudo, encarregam-se de agitar o formalismo das personagens. O gosto de Laurent Cantet por filmes palavrosos é reforçado pela câmara em constante movimento, tão mutante como o passado que se revisita em busca de certezas perdidas. Ao contrário do de Ulisses, neste regresso a casa só se encontra mágoa.
Regresso a Ítaca > de Laurent Cantet, com Isabel Santos, Jorge Perugorría, Fernando Hechavarria, Néstor Jiménez, Pedro Julio Díaz Ferran, Carmen Solar, Rone Luis Reinoso e Andrea Doimeadios > 95 min