O convite foi dirigido a 20 atores e a onze designers de moda portugueses: fazer um ensaio fotográfico com o tema da mudança de género. O resultado pode ser visto na exposição Gineceu Androceu que começa esta sexta-feira, 11, às 18h, e se prolonga até o domingo, 13, nos Paços do Concelho, em Lisboa, durante a 46.ª edição da ModaLisboa. “Defendo que a feminilidade não pertence só às mulheres e a masculinidade não pertence só aos homens”, explica o encenador, realizador e figurinista João Telmo, diretor artístico desta mostra. A ideia surgiu-lhe em 2014, quando descobriu o livro Problemas de Género: feminismo e subversão da identidade, da filósofa norte-americana Judith Butler, publicado originalmente em 1990, e que fala do conceito de performatividade de género e coloca a biologia no campo social.
Sendo uma exposição de moda, Gineceu Androceu inverte o género de atores através da caracterização e da roupa. Diogo Amaral, vestido por Miguel Vieira, foi fotografado com uma cabeleira e uma barba feitas de flores. Paulo Pires, de longo cabelo louro, veste um corpete e um vestido dos Storytailores. Já Soraia Chaves, de bigode, aparece a fumar um charuto, vestida por Luís Carvalho. São apenas três de uma lista de 20, onde também estão Filomena Cautela, Cristóvão Campos, Inês Castel-Branco, Martim Pedroso, Benedita Pereira, Vera Kolodzig, Maya Booth e Miguel Damião, entre outros.
A produção durou um ano, entre conversas com os artistas, designers e equipa criativa, e as fotografias a preto e branco foram tiradas por Telmo Pereira em janeiro, com a conceção de João Telmo que, após visitas aos ateliers de cada designer, escolheu os figurinos e os looks dos atores. “Enquanto encenador, trabalho com as questões de género, de sexualidade. Esta é uma temática atual. Somos todos pessoas, independentes da genitália. Somos apegados as ideias obsoletas do que é ser mulher e do que é ser homem. A exposição propõe inverter estes códigos”, sublinha João Telmo.
As 20 fotografias de Telmo Pereira estarão à venda durante a ModaLisboa e 30% do seu valor reverterá para a Associação Abraço.
Gineceu Androceu > Paços do Concelho > Pç. do Município, Lisboa > T. 21 323 6200 > 11-13 mar, sex 18h-21h, sáb-dom,14h-21h30 > grátis