Durante cerca de 300 anos, a partir do século VIII, os vikings construíram um verdadeiro império, com regras próprias, travando grandes batalhas nos mares, à medida que descobriam novos territórios, num mundo ainda por desbravar.
Em seis episódios, de uma hora cada, especialistas noruegueses, islandeses, britânicos e americanos abordam mitos e lendas, as viagens pela costa escandinava, as rotas e a preparação das batalhas.
A série começa com o ataque a uma pequena comunidade religiosa na ilha sagrada de Lindisfarne em 793 d.C., dando início à era viking, seguindo-se o Cerco de York, a partir de 866, quando o Grande Exército Pagão reivindicou a capital da Nortúmbria.
A Rota da Seda abriu o Oriente aos escandinavos e os vikings atacaram Constantinopla, em 860. Na Europa, o Cerco de Paris, em 885, foi o culminar das invasões vikings de França. Já depois da exploração da Islândia, os guerreiros descobrem a Gronelândia e as margens da Terra Nova.
Muitas vezes, a sua história tem sido contada do ponto de vista cristão, mas esta nova série documental, produção própria da National Geographic, apresenta achados bioarqueológicos e detalhes nunca antes desvendados.
Vikings: Ascensão e Queda > National Geographic > 13 jun, seg 22h10 > 6 episódios, emissão à segunda