A Almirante Reis, antiga Avenida D. Amélia, está cheia de História e de histórias para contar, desde as movimentações republicanas de 1910 até ao seu presente cosmopolita em que convivem dezenas de culturas diferentes. Renata Sancho teve a perspicácia de perceber o potencial cinematográfico da avenida, e conta-o no documentário Avenida Almirante Reis em Três Andamentos.
Como o título indica, o filme divide-se em três partes, correspondentes a diferentes épocas. Mas o melhor está logo no pré-genérico. Renata desencantou um arquivo dos anos 80, onde somos convidados a percorrer a avenida de uma ponta à outra, do cimo de um autocarro de dois andares. Em off, conta-se a história de Cândido dos Reis, almirante e patrono da rua, herói e mártir da I República, que deu um tiro na cabeça na véspera do golpe, convencido de que este tinha fracassado.Através de uma recolha fotográfica e de arquivos de jornais, mostra-nos, de seguida, a avenida republicana, de manifestos e reuniões. E, logo depois, oferece-nos uma deliciosa reportagem da RTP na bilheteira do Império.
O pós-25 de Abril, nas imediações da Alameda, é feito de filmagens sem som, como quem afirma que as imagens valem por si só. E, finalmente, o terceiro andamento, com os mundos que ali se cruzam nos nossos dias, das lojas tradicionais às comunidades. É aqui que o guião se desengonça e não chega ao fundo da sua enorme riqueza e diversidade sociocultural. Enfim, tenta ir longe, mas não chega ao fundo da avenida.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/06/almirantereis1.png)
Avenida Almirante Reis em Três Andamentos > RTP2 > 13 jun, sáb 23h25