1. Glória, Alentejo
Passa muito tempo no Alentejo. Sobre Glória, o lugar onde construiu um “ninho”, perto de Estremoz, diz: “É onde consigo acalmar o ritmo dos meus dias e tenho tempo para pensar, descansar, ouvir os passarinhos, ver as árvores crescer e as estações a mudar.”
2. Princípio de Karenina, de Afonso Cruz
A partir deste livro, foi concebido o espetáculo Cochinchina, no qual a atriz participa e que estará em cena no Teatro Meridional, entre 9 e 20 de fevereiro. “Gosto da complexidade das histórias e das personagens de Afonso Cruz, a cada instante somos surpreendidos por um novo conflito, há sempre escolhas a serem feitas, e é muito bonito ver esses conflitos interiores a cavalgar a uma velocidade estonteante.”
3. Axilas & Outras Histórias Indecorosas, de Rubem Fonseca
“Estou numa fase em que leio imensos contos… Não conseguimos parar muito tempo para nos dedicarmos aos pequenos prazeres da vida, como ler, e os contos tornaram-se uns companheiros de viagem”, partilha. Gostou desta coletânea do autor brasileiro, pontuada por personagens do submundo do Rio de Janeiro, um “universo muito complexo, negro e perverso”.
4. Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues
Classifica-o de “um espetáculo fundamental, não só pelas brilhantes interpretações mas também por ser um texto pertinente, atual e inquietante”, capaz de despertar emoções inesperadas no público, como aconteceu na sessão a que assistiu. “Está no caminho certo, faz-nos pensar e incomoda.”
5. Rui Sanches
Guarda uma coleção de obras de Rui Sanches, artista plástico de quem é afilhada e pelo qual nutre grande admiração e respeito. “A minha infância e juventude foram marcadas pelos seus quadros espalhados pelas paredes, sem entender muito bem o que eram aqueles traços e a construir histórias em torno deles.”
6. Açores
“Adoro viajar, já percorri o Sudeste Asiático, as grandes capitais, a Síria, as Maldivas… Sou muito eclética nas escolhas e fico reduzida à minha insignificância perante a imensidão do mundo.” Recentemente, descobriu os Açores, e o arquipélago tornou-se um lugar de eleição, pela “Natureza, a comida, os mergulhos no mar, a beleza e as particularidades de cada ilha”.