Na It’s a Book, há livros de Portugal, de Itália, França, Inglaterra…
Mário João
O sítio é pequenino – não passa de uma sala estreita, com uma mesa comprida a meio –, mas lá dentro cabe um bando de pássaros de papel e ainda se acomodam todos os animais do jardim zoológico. Além de bichos, cabem índios e cowboys, carros, motas, aviões e até naves espaciais. Também cabem Montanhas (da Planeta Tangerina), Garfos Falantes (de Bruno Munari), cidades e bosques que parece que podem dobrar-se e desdobrar-se, cabe o mundo inteiro percorrido pelos postais (com canhoto, para não lhe perdermos o rasto) desenhados pelo italiano Franco Matticchio.
António Alves conseguiu pôr tudo isto nas estantes da sua nova livraria-oficina. Tem-na aberta desde 19 de novembro e ainda estão coisas por chegar, de editoras de todo o mundo. Os livros que tem expostos vêm de Portugal, de Itália, França, Inglaterra. Há uns que atravessaram o oceano para aqui chegar, saídos do México e dos Estados Unidos. E até se consegue encontrar um – cuja história é contada percorrendo uma parede – do sul-coreano Jee Kyung-ae.
Cabe quase tudo, nas páginas dos livros infantis que António tem à venda na sua nova livraria. Chamou-lhe It’s a Book, embora ser apenas um livro não chegasse a António. Filho de pais portugueses, mas nascido e criado no Canadá, para António, escultor de formação, professor de arte de profissão, ter livros não era suficiente.
Desde que a It’s a Book começou a formar-se na sua cabeça que António queria que uma ida à sua livraria fosse uma experiência, uma aventura. Por isso, já pensa no próximo passo: as oficinas que hão de acontecer em breve. António ficou com essa fisgada desde que, no Canadá, organizou workshops para crianças – ficou fascinado pelas suas “mentes abertas e inspiradoras”. A mesa já lá está, à sua espera, no meio da sala.
Mario Joao
It’s a Book > R. do Forno do Tijolo, 30A, Lisboa > qua-sex 13h-19h30, sáb-dom 12h-18h