![image001.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/8302859image001.jpg)
Quando o sol desaparecer por volta das 18 e 40 desta segunda-feira, 14, vão iluminar-se três monumentos: o Cristo Rei, em Almada, o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, e a estátua de Dom José I, em Lisboa, oficializando assim a primeira edição do St. Patrick’s Festival. A iniciativa, organizado pela Embaixada da Irlanda em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, prolonga-se até à próxima segunda, 21, para assinalar o Dia de São Patrício, que se comemora a 17 de março. “É o nosso Dia Nacional. Ao contrário de outros países, a Irlanda não comemora o dia da independência ou outro aniversário. Apesar de ser um feriado religioso, é também uma celebração da nacionalidade, em particular para as comunidades irlandesas que vivem no exterior”, diz Orla Tunney, embaixadora da Irlanda.
Todas as noites estes monumentos estarão iluminados a verde-esmeralda, uma das tonalidades da bandeira: “Uma cor fortemente associada à Irlanda e que vai brilhar sobre uma série de monumentos. É uma maneira de deixar o mundo saber que estamos aqui e que queremos dizer ‘Olá!’”. A comemoração está inserida na Global Greening, uma iniciativa que a Irlanda iniciou há seis anos para assinalar o St. Patrick’s Day em todo o mundo e que também chega, por exemplo, às pirâmides do Egito, à Ópera de Sydney e à Grande Muralha da China.
Por cá, o St. Patrick’s Festival incluirá a peça de teatro Cavement, pelo grupo The lisbon Players, que em cena na sexta, 18, e no sábado, 19, às 21 horas, na Estrela Hall (R. da Estrela, 10), em Lisboa. Neste espectáculo conta-se a história de Sir Roger Casement, um dos heróis da Irlanda, cujo papel é interpretado por Bartholomew Ryan, um ator irlandês. No festival, Orla Tunney destaca ainda o programa familiar marcado para sábado, 19, entre as 9 e 30 e as 19 horas, no Jardim de Belém. O dia começará com três modalidades desportivas: primeiro, apresentam-se quatro escolas de rugby, mais tarde, haverá uma partida de futebol gaélico, e depois uma demonstração de hurling, o jogo nacional irlandês. Haverá sete food trucks ali estacionadas, entre elas uma do pub irlandês mais antigo de Lisboa, O’ Gilins, onde se poderá beber uma cerveja Guinness ou Heineken ou um whiskey Jameson, por exemplo. A festa continuará com o concerto de duas bandas de música popular irlandesa: a Crann Mór (com atuações às 13h e 14h) e a Melting Pot (15h15). Num ecrã gigante será ainda possível assistir-se ao jogo da Irlanda-Escócia, às 17 horas, que terá o intervalo animado com o espetáculo Mira na Lisboa, da Academia de Dança Irlandesa. Insufláveis, pinturas faciais, matraquilhos e malabaristas são as atrações pensadas para os mais pequenos.
“Espero que os portugueses aprendam alguma coisa sobre a Irlanda, e que sejam inspirados a explorar a possibilidade de criar colaborações com o nosso país, quer nas suas áreas de trabalho e estudo, quer de interesse cultural”, resume Orla Tunney. Posto isso, beannachtaí na Féile Pádraig oraibh go léir – Feliz Dia de São Patrício a todos!