Todos os dias de manhã, um cesto de vime recheado com iguarias é deixado à porta de casa. O ritual indica que há hóspedes em São Brás do Regedouro, um turismo na aldeia – a 15 minutos de Évora –, com cerca de 70 habitantes, onde é possível ficar em casas tradicionais recuperadas (são 15) e viver o espírito da comunidade. “As pessoas conhecem-se todas, só há um café e a igreja”, diz Vítor Ribeiro que, com os três filhos, deu vida a este projeto. Quem ali chega surpreende-se com o sossego, o dia a dia da sua gente e as memórias e as tradições que ainda resistem – há, inclusive, uma espécie de centro de interpretação onde se contam a História e a riqueza da terra. “A primeira coisa que fizemos foi reunir com os habitantes para nos conhecermos e explicar qual era a nossa ideia”, continua Vítor.

As 15 casas estão dispersas pela aldeia (dez T1, dois T0 e três T2) e foram batizadas ou com o nome do antigo proprietário ou com uma referência à vida na aldeia (Casa da Joana, Casa do Forno…). Todas elas foram recuperadas, seguindo-se a traça original, e têm pormenores que as tornam diferentes entre si. A decoração em tons neutros dá destaque aos nichos preexistentes e às peças de autor, como os candeeiros da De Raiz ou as estruturas em ferro que fazem a vez do guarda-roupa. No exterior, há esculturas em ferro de António Tomás, canteiros com ervas aromáticas, árvores de fruto e caminhos para descobrir a pé.

No forno comunitário, fazem-se workshops de pão; o tanque, junto à horta do sr. Vitoriano, convida a uns banhos refrescantes no verão, e, para explorar o que há à volta, estão disponíveis bicicletas para alugar. Entre uma conversa e outra com os moradores de São Brás do Regedouro, haverá ainda tempo para assistir aos ensaios do grupo coral da aldeia e, em breve, experimentar o restaurante. E viver, afinal, este Alentejo autêntico.

São Brás do Regedouro – Turismo de Aldeia > São Brás do Regedouro, Évora > T. 92 649 4291 > a partir €85
Ideias para explorar
Paço dos Henriques O Tratado das Alcáçovas foi assinado neste edifício histórico, no centro da vila. A visita inclui o horto, o jardim e a Capela de Nossa Senhora Conceição, decorados com conchas de várias cores e feitios. Pç. da República, Alcáçovas > ter-dom 9h30-13h, 14h-17h30 (out-mar), 10h-13h, 14h-18h (abr-set)
Chocalhos Pardalinho O fabrico português de chocalhos é Património Imaterial da Humanidade. Nesta fábrica, os mestres dão a conhecer esta arte manual, em visitas por marcação. R. dos Saberes e Sabores, 12, Alcáçovas > T. 266 954 427
Herdade da Mitra Na EN380, em direção a Alcáçovas, esta herdade com diversos edifícios históricos, onde também funciona um polo da Universidade de Évora, merece uma visita. Nas imediações, fica a Anta Grande do Zambujeiro.