Fibra de leite, aloé vera, rosa, laranja, bananeira, bambu. É com estes materiais naturais e pouco usuais que a marca portuguesa Dream Catchers faz as suas coleções de vestuário feminino. Os vestidos, calças, camisas e macacões, de linhas simples e toque suave, são desenhados “para serem confortáveis e intemporais”, diz a responsável Maria Ochoa Pires, que se inspirou nos tecidos, cores e tradições da Índia para lançar a marca, agora com uma loja na Lx Factory, em Lisboa. “Em 2006, fui fazer um workshop de joalharia para Surate, cidade indiana considerada a capital dos diamantes e do têxtil. Depois, andei de mochila às costas a descobrir o resto do país e a Tailândia, uma experiência incrível”, conta.
De regresso a Portugal, a joalharia ficaria para trás, dando lugar ao negócio de roupa que serviu de embrião à Dream Catchers. “Comecei por vender na praia, com o meu irmão e uma amiga, peças feitas de saris reciclados.” Só em 2012 a marca ganha o nome atual, que nada tem que ver com caçadores de sonhos, mas com “um desejo concretizado” por Maria.
As peças vêm da Índia, de uma pequena fábrica com sete trabalhadores, que conhece bem e visita com frequência. “Somos uma marca sustentável. Estou atenta às condições de trabalho e a todo o processo”, justifica. É também com os responsáveis da fábrica que vai à descoberta de novos materiais, como o kadi cotton, um algodão orgânico cujo processo conhece por inteiro. “Estive na plantação, sei de onde vem, como é fiado e trabalhado no tear”, justifica. Com este algodão, criou vestidos, incluindo um modelo com pequenos desenhos bordados à mão. E com as técnicas de tingimento e estampagem indianas, como o block print e o shibori – esta japonesa mas muito utilizada na Índia –, faz as peças mais coloridas e vendidas da marca. A produção é toda artesanal: “O corte é manual, não se fazem mais de dez peças de cada vez e cada uma é produzida do princípio ao fim pela mesma pessoa.” A edição é limitada a cerca de 30 unidades, porque são mesmo especiais.
Dream Catchers > R. Rodrigues Faria, 103, Lisboa, Lx Factory, G6, Lisboa > T. 91 784 6086 > seg-dom 12h-19h