É no número 174 da Rua 31 de Janeiro, numa cave de paredes de granito lavado e teto com traves de madeira, onde, durante anos, se lapidaram joias, que abriu a The Cave Photography. “É um arquivo, não é uma galeria”, sublinha Rui Pinheiro, um dos responsáveis pelo projeto que nasceu para mostrar fotografia contemporânea de autor, com base no trabalho de dez fotógrafos portugueses.
Além do núcleo responsável pelo The Cave, composto por Rui Pinheiro e Miguel Refresco, ambos fotógrafos, e por Diogo Castro, ligado ao vídeo, há uma comunidade de artistas “eclética e homogénea”, ligada às Belas-Artes, ao registo documental e ao fotojornalismo, que pretende “criar uma maior proximidade do público com a fotografia contemporânea”. Deste grupo fazem parte Bernardo Sousa Santos, Cecília de Fátima, Dinis Santos, Fátima Abreu Ferreira, José Bacelar, Paulo Pimenta, Pedro Magalhães e Violeta Moura. Apesar dos percursos distintos, todos utilizam “a fotografia como produção artística”, nota Rui Pinheiro.

No piso -1 da Casa Vicent, entre uma loja de roupa, um bar e uma galeria de ilustração, o The Cave tem disponíveis (para conhecer, comprar ou alugar) provas fotográficas e postais, em séries limitadas autenticadas tanto pelo autor como pelo impressor, e ainda alguns livros. Nesta tentativa de desmistificar a fotografia contemporânea, procura-se elevar o trabalho, a narrativa e o olhar de cada autor. O programa anual de atividades, que está a ser concluído, incluirá workshops e conversas com autores, não só do núcleo fundador, mas também outros, do País e do mundo.
No The Cave, a fotografia exibe-se nas paredes, numa mesa grande de madeira, ao centro, nas gavetas de uma secretária… para que todos possam ver e mexer, sem restrição. Um bom exercício para quem passar para lá da porta blindada de quatro fechos desta sala, que um dia serviu de cofre à Ourivesaria Miranda & Filhos.
Na Casa Vincent funciona também uma loja de roupa, acessórios e design português, uma galeria de ilustração e ainda o Ferro Bar.

The Cave Photography > Casa Vicent > R. 31 de janeiro, 174, Porto > seg-sáb 15h-17h