Ingredientes
Curd de limão
170 g de açúcar
2 ovos
2 limões (raspa e sumo)
70 g de manteiga
Base
200 g de bolachas digestivas
80 g de manteiga
Merengue
4 claras
200g de açúcar
Preparação
1. Prepare o curd de limão: coloque o açúcar, os ovos, a raspa e o sumo dos limões num recipiente e leve ao lume em banho-maria. Bata com a vara de arames para envolver tudo e mexa continuadamente durante cerca de cinco minutos ou até o creme espessar ao ponto de cobrir as costas de uma colher. Retire do lume e incorpore a manteiga fria em pedaços. Coe o creme para outro recipiente. Cubra com película aderente, colando-a à superfície, e leve ao frigorífico por pelo menos 2 horas antes de usar.
2. Prepare a base: triture as bolachas até as reduzir a pó. Derreta a manteiga e misture com as bolachas trituradas até o preparado ficar com a consistência da areia molhada. Distribua numa travessa e alise para nivelar, mas sem compactar demasiado.
3. Cubra a base de bolachas com o curd já arrefecido e alise bem. Leve ao forno preaquecido a 170C durante 10 a 15 minutos ou até o creme ficar opaco à superfície, com as bordas mais firmes, mas ainda abanar no centro.
4. Leve ao frigorífico por pelo menos 1 hora ou até arrefecer.
5. Prepare o merengue: coloque as claras e o açúcar num recipiente e leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre. Depois de a água ferver, mantenha ao lume por mais 1 a 2 minutos ou até a mistura aquecer e já não sentir grãos de açúcar ao esfregar um pouco entre os dedos, sempre sem parar de mexer. Retire do lume, transfira para outro recipiente e bata com a batedeira até obter um merengue volumoso, firme e frio.
6. Distribua cuidadosamente o merengue sobre o creme às colheradas ou com um saco de pasteleiro e queime com um maçarico (tenha atenção para não apontar a chama diretamente para a travessa) ou leve ao grill do forno a 220C por alguns segundos até tostar.
7. Leve ao frigorífico por pelo menos mais uma hora antes de servir.
Rita Nascimento, autora dos livros A Vida Secreta dos Gelados Caseiros; Uma Pastelaria em Casa e À Dentada, entre outros, volta a reunir uma série de receitas doces. Em Na Travessa (Arte Plural, 215 págs., €16,92), a pasteleira sugere doces, sobremesas e bolos adaptados ao formato da travessa. Divididos em cinco categorias, encontram-se os clássicos toucinho do céu, Dom Rodrigo e sericaia; sobremesas de colher, como a baba de camelo, o arroz-doce e a pavlova; tartes, scones e até panquecas.