A proliferação de lojas a servir cafés de especialidade, em Lisboa, já nos provou que a moda veio para ficar. Habituámo-nos às suas inúmeras declinações – americano, flat white, macchiato, cappuccino –, a escolher leites alternativos e, pouco a pouco, percebemos que há (muita) vida para além da bica.
O casal russo Vika e Kivill teve sensação semelhante quando se mudou para a capital, em 2022. “O café português é mais um shot, quase uma bebida para acordar”, brinca Vika. Com anos de experiência no mundo dos cafés de origem, graças a uma rede de cafetarias em São Petersburgo, decidiram abrir uma loja na Lapa, com um ritmo particular: funciona apenas de manhã, não tem wi-fi e o silêncio é o convite ideal para uma pausa com um livro.
O Tact fica numa esquina luminosa de uma rua residencial, onde outrora existiu uma lavandaria, da qual deixaram intactas as paredes em mármore e o chão de mosaico.

Arranjaram cadeiras de estilo vintage, um balcão desenhado à medida e é atrás dele que a ação acontece. Preparam-se os cafés, comprados sobretudo a torrefatores europeus, alguns portugueses, como as marcas 7G e So Coffee Roasters; ferve-se a água para os chás russos da marca Eastern Leaves, de uma família chinesa que mora em Milão, ou para as infusões de ervas da marca grega Daphnis and Chloe; guardam-se os croissants e o pão do Pão do Beco, para comer com compotas caseiras ou manteiga, queijo, fiambre ou ovos; cozinha-se um bolo de requeijão assado e serve-se a granola com iogurte, manga e chocolate negro. Tudo simples e bom.
Tact > R. Joaquim Casimiro, 14A, Lisboa > ter-sex 9h-14h, sáb 10h-15h