Ingredientes
200g de avelãs
175g de açúcar
200g de farinha
200g de manteiga
2 gemas
100g de chocolate ou q.b.
Preparação
1. Pré aqueça o forno a 170 °C.
2. No robô de cozinha, pulverize as avelãs até que fiquem bem moídas.
3. Numa tigela coloque as avelãs moídas, o açúcar e a farinha. Mexa para que fiquem bem distribuídos.
4. Corte a manteiga (que deverá estar fria) em cubos de 1-2 cm. Junte os cubinhos na tigela e desfaça-os com as pontas dos dedos à medida que os mistura com os ingredientes secos. No início vai ter a sensação de que a massa fica demasiado seca, mas continue com o processo até obter um preparado semelhante a areia amarelada e grossa.
5. Adicione as gemas e pressione com as mãos até a massa se compactar e formar uma bola (pode ser mais fácil fazer este passo diretamente sobre a bancada).
6. Para moldar os biscoitos, retire porções de massa e faça bolinhas do tamanho de berlindes pequenos. Vá colocando as bolinhas espaçadas entre si num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
7. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados.
8. Enquanto isso, derreta o chocolate e deixe que arrefeça um pouco, para que não esteja demasiado líquido.
9. Quando os biscoitos estiverem frios, una-os dois a dois com um pouco de chocolate derretido no centro de um deles (idealmente, use um saco de pasteleiro). Pressione ligeiramente os dois biscoitos para que o recheio chegue até às bordas, mas sem as passar. Deixe o chocolate solidificar completamente (pode levar ao frigorífico para acelerar este processo).
Mais umas migalhas
Se preferir, substitua as avelãs por amêndoas ou use uma mistura (das duas). E pode usar as avelãs/amêndoas com ou sem pele. Se não quiser rechear com chocolate, pode fazer apenas os biscoitinhos simples de avelã que também são muito bons!
O livro de Rita Nascimento À Dentada (Arte Plural, 184 págs., €16,60) inclui 75 receitas de bolachas, dicas e técnicas para ter sempre em casa uma mão cheia de deliciosas porções para acompanhar o chá ou a pausa do café. Há broas, areias e fidalguinhos, mas também cookies americanas, sablés e línguas de veado. Além de opções sem glúten, lactose ou ovo. Conhecida nas redes sociais como La Dolce Rita, a autora e chefe pasteleira deixa o aviso: “É melhor começarem a fazer exercícios de alongamento nesses maxilares porque vai ser só à dentada.”