“A combinação de chocolate e framboesa é sempre um sucesso e o aroma que se espalha na cozinha é maravilhoso. O queijo-creme e a fruta conferem-lhe uma textura perfeita e o chocolate ruby é a cereja no topo. É um bolo grande, perfeito para partilhar com toda a família.” Patrícia Nascimento
Ingredientes (bolo 10 fatias)
300 g de manteiga c/ sal, à temperatura ambiente (amolecida)
200 g de queijo-creme (tipo Philadelphia), à temperatura ambiente
450 g de açúcar
6 ovos M
40 g de cacau em pó
330 g de farinha c/ fermento
100 g de framboesas
2 c. (chá) de pasta de baunilha (ou extrato)
1 c. (sopa) de rum
1 pitada de sal
Cobertura
200 g de chocolate ruby, de culinária
1 c. (sopa) de óleo de coco (ou outro)
Preparação
1.Pré-aqueça o forno a 160 ºC. Peneire a farinha com o cacau e o sal numa taça e reserve. Pulverize uma forma de buraco, grande (25 cm) com spray desmoldante ou unte com manteiga/ margarina amolecida e polvilhe com farinha.
2. Bata a manteiga e o queijo creme até ficar homogéneo, junte o açúcar, a baunilha, o rum e bata cerca de 5 minutos. Adicione um ovo de cada vez e misture bem entre cada adição. Junte a farinha, previamente peneirada, em 3 vezes, batendo na velocidade mais baixa só até ficar homogéneo.
3. Deite metade da massa na forma, distribua parte das framboesas, deite a restante massa até ¾ da forma e distribua as framboesas por cima pressionando-as. Alise a massa, dê uns golpes com a forma na bancada de maneira a que a massa fique bem distribuída e sem bolhas de ar.
4. Leve ao forno a 180 ºC, cerca de 60 a 80 minutos ou até o palito sair seco. Retire do forno e espere 10 minutos antes de desenformar. Deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha.
5. Entretanto, derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver derretido, junte o óleo e mexa bem até ficar liso. Cubra o bolo com o chocolate e leve uns minutos ao frigorífico para solidificar. Decore com framboesas e sirva.
O livro Baunilha, Bolos ao Sabor de Todas as Estações (Casa das Letras, 264 págs., €15,90), de Patrícia Nascimento, inclui 65 receitas: as 13 preferidas no seu blogue Coco e Baunilha, e 52 nunca antes publicadas, incluindo algumas sobremesas vegan. “Escolhi baunilha para título do meu livro por ser o meu ingrediente preferido; simboliza o doce e está presente em quase todas as minhas receitas”, explica a autora. Patrícia Nascimento nasceu em Paris, onde viveu a infância e de onde vem a sua paixão pela pastelaria.