Filipe Melo começou por fazer pão para os amigos e depois para os amigos destes. Três anos depois, ao pão amassado de forma paciente, com farinhas biológicas e fermentos naturais, juntou as bolachas, os bolos e as empadas para, neste sábado, 5, abrir a primeira padaria biológica, no Porto, com cafetaria: a Pão Nosso. “Começou a ser uma necessidade. Quando aluguei a loja, há cerca de um ano, já foi com essa ideia”, conta sobre o número 187 da Rua Barão São Cosme, junto à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde em tempos já existiu uma padaria.
Semelhanças com o passado deste lugar só no ramo de negócio, tudo o resto é diferente. “Somos uma empresa certificada de produção biológica”, esclarece Filipe Melo. Num bem composto cesto de pão está o de alfarroba, o de amaranto, o de mistura, o de aveia, o de arroz, o de cevada e o sem glúten. Na Pão Nosso também se vendem empadas vegetarianas com e sem glúten (alho francês, cebola e cogumelos, de tomate com queijo feta e de ratatouille). De bolachas, há cinco variedades: três vegan (gengibre com laranja, nozes com uva passa e aveia) e duas sem glúten (cacau cru e amendoim).
Com quatro mesas no interior e duas na esplanada, a cafetaria serve refeições leves de saladas, sanduiches e salgados e também não faltam ali o chocolate quente, o chá e o café de origem biológica. Dispostos no balcão encontram-se os bolos, os croissants e os pastéis de nata de fabrico próprio. A padaria tem ainda uma vertente de mercearia, com fruta e legumes frescos a granel, bem como uma área destinada a compotas, laticínios, tofu, alheiras vegetarianas e congelados. Todos os produtos da loja podem ser consumidos à mesa.
E não é por causa da abertura da nova padaria que a marca Pão Nosso vai desaparecer das lojas gourmet, onde tem estado à venda (a mais recente é o El Corte Inglés), nem do Parque da Cidade do Porto, onde continuará a estar presente aos sábados.
Padaria Pão Nosso > R. Barão São Cosme, 187, Porto > T. 960 227 273 > seg-sáb 10h-20h