Do universo gastronómico de Olivier o último restaurante a abrir, há cerca de um mês, chama-se Guilty. Antes disso, o japonês Yakuza também mudou de morada.
“A escolha do espaço não foi a melhor, não tínhamos casas de banho privadas e estávamos num centro comercial (o Edifício Tivoli Forum). Ao passar para junto do Olivier Avenida, no Hotel Tivoli Jardim, foi uma solução encontrada que definitivamente transformou o Yakuza num japonês de requinte, confortável e caloroso, com todas as comodidades, como o estacionamento ou a hipótese de usar a carta do Olivier Avenida. A ementa foi melhorada, sendo que continuamos a apostar nos gunkas exclusivos e feitos à medida para cada cliente”, explica Olivier. Planeado há mais de dois anos, o Guilty, na Rua Barata Salgueiro, reflete um conceito “casual food with a twist, isto é, despretensioso e sempre com a qualidade Olivier, onde servimos pizas, hambúrgueres, massas e saladas, para abranger um público mais vasto”, descreve o chef. Aqui as crianças têm uma ementa só para elas e todos são envolvidos pela banda sonora do dj presente.
Dos ambientes elegantes e modernos, ambos criados pela decoradora Sofia Costa, destaque para o aquário gigante no Yakuza com corais importados dos Mares do Sul, peixes exóticos, como estrelas-do-mar, moreia-zebra, peixe-palhaço, peixe-balão, entre outras espécies.
“Cada restaurante tem o seu conceito, com elementos comuns mas identidades distintas.” Para Olivier, o restaurante da Rua do Alecrim “é o meu cantinho romântico, é o meu restaurante gourmet.
Internacionalmente procurado, dá-me muito orgulho pelo trabalho que aí foi desenvolvido. O Olivier Avenida e o Yakuza, no Tivoli Jardim, são espaços cosmopolitas, onde temos dj, e no qual queremos ter um ambiente requintado e descontraído ao mesmo tempo. E, por último, o Guilty, uma nova aposta para um outro segmento de mercado”.
Apresentações feitas, está na hora de experimentar.
PRATOS PRINCIPAIS
YAKUZA
Black cod no Saiko Yaki (bacalhau fresco marinado numa trilogia de molhos e servido com puré de wasabi)
King prawn (camarão gigante grelhado ao molho yakuza e flamejado com sake)
Toro tataki (lombo de atum toro semibraseado com molhos de cebola e espargos, katsuobushi e flor de sal)
Kobe beef ususukuri (carne de Kobe laminada com molhos teriayaki e ponzu)
SUGESTÕES
GUILTY
Papardelle com leitão e ervilhas tortas
Diversos ravioli, linguini, spagheti e penne
Tábua Mediterrânica (rúcula, tomate cereja de rama, com queijos parmesão e mozzarela, presunto de Parma, fuet, saucisson e foccaccia)
Chamuça tropical de banana e abacaxi, com chocolate branco, iogurte, coco e hortelã
GUILTY
R. Barata Salgueiro, 28 A, Lisboa
T. 21 191 3590
Seg-Dom 12h30-15h30, 19h30-24h
Qui-Sáb até 1h
Fumadores: sim
YAKUZA
Tivoli Jardim
R. Júlio César Machado, 7, Lisboa
T. 21 357 1502, 93 733 8726
12h30-15h, 20h-24h
Encerra Sáb-Dom almoço
Fumadores: área específica