Certamente que se recorda de ter jogado, vezes sem conta (e, provavelmente, ainda o faz), os populares jogos de tabuleiro. Foi a pensar exatamente em resgatar as nossas “memórias de infância” que a empresa de design e comunicação Contraluz (com espaços no Porto e em Viseu) lançou mãos à obra. A filosofia desta marca, gerida por três jovens na casa dos 30 anos Humberto Mendes (arquiteto), Raquel Balsa e Susana Simões (formadas em design) é apostar no “design de vida”. “Acreditamos que as peças são criadas para serem vividas. Em termos de identidade e memória, pareceu-nos fazer sentido revitalizar estes jogos e torná-los apelativos”, conta Raquel.
Seguindo esta filosofia foram, então, lançados os jogos do Galo, das Damas, de Xadrez e, muito em breve, também o jogo do Moinho numa edição a que chamaram de À Letra. Porque, para cada um, houve uma “leitura à letra”, que se refletiu nas próprias ilustrações e criações. Totalmente feitos à mão, são confecionados com tecido, feltro, botões, linhas, impressões. No interior das peças que os jogadores hão de mover em momentos de tertúlia e brincadeira, foi colocado um enchimento específico para não baloiçarem (caso de areia e pedrinhas). “São coisas que nunca se gastam e o importante é a relação que as pessoas têm com eles no momento.”
Estes jovens criadores concebem ainda outros produtos personalizados de acordo com os gostos “e singularidade de cada um”. “As pessoas entregam-nos vontades”, dizem. No segmento À Linha, por exemplo, encontra produtos utilitários para o dia a dia com nomes sugestivos como Amizade a tender para mais infinito ou Consumir antes da meia-noite, que inclui desde simples boiões de fruta a marcadores de livros ou ímanes. Para o público mais novo está disponível o kit escolar Espreitar por cima das nuvens (estojo, marcador e bolsa). Nos próximos dias, será lançado o kit para o Dia dos Namorados: uma flor multifunções baseada em corações, que pode ser usada em roupa. “Aprender todos os dias” é o lema dos três jovens criadores.
ONDE COMPRAR
Jogos À Letra: galo, damas e xadrez (€50); jogo do moinho (€40);
À venda na Loja 29 (Fórum Viseu)
http://blog.contraluzdesign.com