São 20 automóveis desportivos e muitos considerados raríssimos. Atravessaram as portas do museu no início do mês e aí vão ficar, misturados com a exposição permanente, até final do ano. Estes modelos raros, que competiram desde a Fórmula 1 às 24 Horas de Le Mans, nunca estiveram tão parados como agora, à espera do olhar de apaixonados pelas quatro rodas. Muitos são provenientes de coleções privadas de portugueses, outros pertencem ao próprio museu. O diretor, Tiago Patrício Gouveia, destaca o Mercedes CLK GRT (1998) e o Bugatti 35B (1930) que alcançou mais vitórias desportivas na história automóvel como dois dos veículos que mais têm retido o olhar dos visitantes.
Mas há outros: o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing (1954), o Lamborghini Miura SV (1971), o Ferrari 195 Inter (1951), o mais antigo existente em Portugal, ou o Pegaso Z-102-B (1953). Além de desportivos mais modernos como vários modelos da Porsche, Lancia, Triumph e Lotus, que participaram em algumas das provas mais importantes do desporto automóvel. Sem esquecer ainda o Ferrari 365 GTB/4 Daytona (1974) que venceu as 24 Horas de Daytona e conseguiu o segundo lugar no Tour de France. Ao longo deste mês, o museu costuma receber 5 mil visitantes.
MUSEU DO CARAMULO R. Jean Lurçat, 42 T. 232 861 270 Seg-Dom 10h-18h €7