No blogue www.inthemoodforsweets.blogspot.com a arquitecta Joana Gonçalves revela a lista das combinações mais saborosas que criou para os seus caseiros cupcakes, sem corantes nem conservantes: red velvet com queijo creme; chocolate branco e morango; chocolate e avelã; banana, doce de leite e chocolate; iogurte e amora; limão com sementes de papoila, mascarpone e lima; mirtilos e queijo creme; ananás e coco; pêssego e baunilha; morangos com queijo creme; brigadeiro e doce de leite.
“O conceito visa criar um tipo de confeitaria que tenha uma componente estética e que seja igualmente deliciosa. Penso que as coisas devem ser feitas por algum motivo. Se é roxo é porque é de lavanda, se é cor-de-rosa é porque é de morango. Os cupcakes estão na moda mas acho que não se deve importar um conceito americano que não tem nada a ver connosco”, esclarece Joana Gonçalves que começou por fazer estes bolos em casa para os amigos. “Num Clube de Leitura que tenho com mais cinco amigas, mensalmente fazemos uma sessão em casa de uma de nós acompanhada de um chá. Fiz estes bolos que foram recebidos com muito entusiasmo. Depois os amigos dos amigos começaram a pedir…”
Inspirada pela pastelaria parisiense, “bonita e absolutamente deliciosa”, e pelos cupcakes ingleses “tento fazer o máximo de receitas originais que fujam aos clássicos chocolate e baunilha. Sou muito reticente em usar corante e exagerar nas decorações. Gosto de decorá-los com fruta, mesmo que queira fazer uma cobertura cor-de-rosa, utilizo morangos, framboesas ou cerejas”.
E porque se chama In the Mood For Sweets? “É o vício do cinema. Quando criei o blogue queria chamá-lo ‘bocadinho de mim’. Pensei em músicas e filmes, quando surgiu o In the Mood for Love (Disponível Para Amar, de Wong Kar-wai, um dos meus filmes favoritos). E afinal, quem é que não está disponível para doces?”
www.inthemoodforsweets.blogspot.com T. 96 989 5878 Encomenda mínima de 12 cupcakes (€2,50/cada), com 3 dias de antecedência, na área de Lisboa