Doença, disfunção hormonal, envelhecimento, stress, todos estes fatores influenciam a oscilação do peso ao longo da vidas. No entanto, um grupo de professores da Universidade de Cambridge identificou os três momentos-chave que normalmente nos fazem aumentar uns quilos. “Entre os 15 e os 35 anos as pessoas ganham peso e queríamos saber se existem eventos específicos da vida que contribuem para esse aumento”, explicou Eleanor Winpenny, investigadora na Universidade de Cambridge, à Sky News.
Ir para a universidade, começar a trabalhar e ser pai ou mãe – estas são as fases da vida em que muitas pessoas acabam por ganhar peso, concluiu o grupo de académicos depois de analisar dezenas de estudos. O grupo também deu conta de que estes três momentos coincidem com uma diminuição do nível de exercício físico praticado e com maus hábitos alimentares.
O primeiro conjunto de seis estudos registou o peso de mulheres que eram mães ao longo de vários anos, em comparação com mulheres que optaram por não ter filhos. Uma mulher de estatura média – cerca de 1,60 metros – e que não teve filhos ganhou cerca de 7,5 kg ao longo de seis anos, enquanto uma mãe da mesma estatura acabou por aumentar 8,3 kg. Outro estudo analisou o impacto que ser pai tem no peso dos homens e os dados mostraram que não havia alterações significantes no índice de massa corporal. “A paternidade é uma fase em que os estilos de vida mudam. Obviamente, há desafios quando se tem um filho, mas também é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre os seus próprios estilos de vida e sobre como podem ser mais saudáveis e ativas.” refere Eleanor.
O segundo conjunto de pesquisas observou a relação entre o tempo de atividade física, o aumento de peso, a dieta e a transição do ensino secundário para a universidade ou emprego. O aumentou mais significativo verificou-se durante a transição do ensino secundário para a universidade, com os níveis de exercício a decrescerem 11,4 minutos por dia. Nove dos 19 estudos indicaram ainda que o abandono do ensino secundário está associado a uma diminuição de 6,7 minutos por dia de exercício físico moderado em mulheres, e 16,4 minutos nos homens. Os primeiros anos do início da atividade laboral estão também relacionados com o aumento de peso e a falta de exercício, indicaram outros três estudos.