Passavam poucos minutos das 10h30 da manhã do dia 17 de dezembro de 1903 quando um frágil e estranho aparelho alado feito de madeira, tela e cordas de piano, equipado com um motor de explosão de 12 cavalos, se ergueu da praia de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, durante uns breves 12 segundos para percorrer uns escassos 37 metros até se precipitar na areia das dunas mais à frente. A proeza parece insignificante, mas representa uma das maiores conquistas da humanidade: o início da aviação realizada por aparelhos motorizados «mais pesados do que o ar».
O sonho de voar como as aves é tão antigo como o homem, mas foi a loucura saudável de pioneiros da aviação como os irmãos Wright, protagonistas do primeiro voo oficial acima descrito, que o tornou possível. Depois deles, o brasileiro Santos Dumont, o francês Louis Blériot ou o americano Charles Lindberg deram novas asas ao sonho, cruzando terra e mar ao sabor de ventos e tempestades, com a vida suspensa nas alturas. Alguns desses gloriosos malucos das máquinas voadoras morreram cedo de mais, vítimas da sua coragem e ousadia, mas a época das grandes conquistas aéreas estava apenas a começar.
Por cá, a pacata zona ribeirinha de Belém foi palco das primeiras experimentações aeronáuticas, mas seria do campo de aviação da Amadora que partiriam os grandes raides dos anos 1920 e 1930 para os quatro cantos do império, incluindo os «voos de soberania» para as antigas colónias de África. Antes da construção da Portela, era em Alverca que as primeiras companhias aéreas regulares operavam, mas houve um tempo em que o rio Tejo também servia de «pista» para os aviões pousarem.
A travessia aérea do Atlântico Sul, levada a cabo pela dupla Gago Coutinho e Sacadura Cabral, cujo centenário se comemora no próximo mês de abril, acabou por ser o pretexto para a preparação da nova edição da VISÃO História, dedicada aos pioneiros da aviação em Portugal. As vidas dos protagonistas e a amizade que nasceu entre os dois oficiais da Armada nos sertões de Moçambique, a preparação da arrojada viagem, os instrumentos de navegação desenvolvidos propositadamente para cruzar o Atlântico, as peripécias da jornada (como a falta de gasolina para chegar ao destino) e ainda os banhos de multidão que acolheram os pilotos no Rio de Janeiro e em Lisboa são minuciosamente descritos no corpo central da revista. Como já é habitual, os textos são acompanhados por imagens de época criteriosamente selecionadas, por uma infografia que mostra os objetos transportados a bordo do hidroavião, e ainda por um mapa com as etapas da aventura aérea.
Mas, se voar é hoje tão banal que são raras as pessoas que nunca o tenham feito, não era assim há cem anos. Depois de Gago Coutinho e de Sacadura Cabral, outros aviadores desafiaram as fronteiras dos céus. Essa grande aventura, que evocamos no novo número da VISÃO História, tem como balizas temporais os primórdios dos primórdios e a Segunda Guerra Mundial, antes de o transporte aéreo se generalizar. Assim, recordamos a epopeia do «Pátria», que ligou Lisboa a Macau quando os aparelhos eram adquiridos em segunda mão, através de sorteios, rifas e peditórios e, por isso, designados por “aviões de esmolas». Os pilotos, autênticos «ases pelos ares», viram-se transformados em heróis nacionais, até caírem em desgraça. Sarmento de Beires, aviador, poeta e opositor, que passou de aclamado a perseguido pela polícia política do Estado Novo, foi mesmo forçado a partir para o exílio.
Para conhecer a história de Carlos Bleck, o primeiro aviador civil a alcançar Goa num voo a solo, convidámos o ex-comandante da TAP José Correia Guedes, autor de um livro onde revela as condições em que o destemido aventureiro enfrentou as tempestades de areia, os ventos fortíssimos e as ameaçadoras caravanas de beduínos que disparavam para o ar por tudo e por nada. E, ao mesmo tempo que enfrentava esses perigos, ainda tinha de fazer um esforço hercúleo para se manter acordado, pois o piloto automático ainda não tinha sido inventado.
Damos também espaço ao escritor e historiador aeronáutico Henriques-Mateus para descrever a proeza dos três aviadores náufragos – um deles, o português Costa Veiga – que, à deriva no Atlântico Norte, foram socorridos in extremis quando, para sobreviverem, até a água do radiador do avião tiveram de beber. E contamos ainda como um grupo de ricaços, retidos no Faial a bordo de dois Clippers da Pan Am, resolveu publicar um jornal diário até que o mau tempo os deixasse seguir viagem.
É claro que a humanidade nunca deixou de sonhar com o voo, mas a maior parte das vezes estava ocupada com outros assuntos, como escreve o editor Luís Almeida Martins no texto de abertura desta edição da Visão História. Por isso, caros leitores, apertem os cintos. A viagem vai começar.
É mais uma edição da VISÃO HISTÓRIA, a não perder, que pode comprar aqui, sem sair de casa, na loja Trust in News. Para assinar a VISÃO História, clique aqui.
SUMÁRIO
Mapa Os voos pioneiros dos portugueses
PRIMÓRDIOS
O sonho de voar Viagem aérea desde o mito grego de Ícaro ao balão dos irmãos Montgolfier, com escalas técnicas nas engenhocas de Leonardo da Vinci, de João Torto e de Bartolomeu de Gusmão Por Luís Almeida Martins
No tempo das máquinas ‘malucas’ Mais pesados do que o ar, os primeiros aviões pareciam elevar-se por magia. A loucura saudável dos irmãos Wright, Santos Dumont e Louis Blériot Por Luís Almeida Martins
PORTUGAL
Portugal levanta voo A Amadora foi o centro pioneiro da aviação em Portugal, mas foi em Belém que se realizaram as primeiras experiências aéreas, com os franceses Zipfel e Mamet Por Pedro Vieira
Ases da I Guerra Mundial Nos céus da Flandres e de África, os pilotos portugueses combateram contra os alemães, ainda que o balanço não tenha sido dos melhores. Óscar Monteiro Torres foi uma das vítimas Por Ricardo Silva
Biografias cruzadas de Gago Coutinho e Sacadura Cabral As vidas e os aspetos menos conhecidos dos protagonistas da primeira travessia aérea do Atlântico Sul Por Luís Almeida Martins
Preparativos Como nasceu a ideia da viagem e o que foi feito para a concretizar Por Hugo Baptista Cabral
Instrumentos Os métodos de navegação científica desenvolvidos pela dupla: o sextante com horizonte artificial e o corretor de rumos Por António Costa Canas
Infografia Objetos transportados a bordo do hidroavião
Lisboa – Rio de Janeiro Com a ajuda de excertos do relatório produzido por Sacadura Cabral, é aqui contada a aventura da atributada travessia aérea Por Bruno Gonçalves Neves
Mapa As etapas da viagem
Banhos de Multidão A receção apoteótica aos protagonistas no Brasil e em Portugal Por Cláudia Lobo
Sarmento de Beires O acidentado raide Lisboa-Macau consolidou as proezas aéreas lusas, mas o seu protagonista seria forçado a exilar-se para escapar à PIDE Por Pedro Caldeira Rodrigues
Carlos Bleck O primeiro piloto civil a efetuar um voo a solo entre Lisboa e Goa enfrentou ventos fortes e tempestades de areia, mas não desistiu e à segunda tentativa conseguiu aterrar na Índia Por José Correia Guedes
Náufragos Uma tentativa falhada de atravessar o Atlântico Norte terminou abruptamente, a apenas cem milhas do destino Por Lourenço Henrique Henriques-Mateus
Colónias Como se fizeram os primeiros voos para os territórios portugueses em África Por J. Plácido Júnior
VOOS COMERCIAIS
Dourados e veludos Surgiram ainda antes da I Guerra, mas foi a seguir ao Armistício que as companhias aéreas regulares apostaram no luxo de voar Por João Pacheco
Pelo mundo fora As primeiras transportadoras nacionais voaram para Espanha e para o Norte de África, mas tiveram vida curta. Só a TAP foi mais longe Por Clara Teixeira
Dois aeroportos No início dos anos 1940, os passageiros transatlânticos amaravam em Cabo Ruivo, mas um trágico acidente fez um Yankee Clipper da Pan Am desfazer-se em pedaços no Tejo Por Luís Ribeiro
As ondas da Horta No Natal de 1939, os abastados passageiros de dois Clippers retidos pelo mau tempo no Faial publicaram um «jornal de náufragos» Por José Correia Guedes
Zepelins A era dos dirigíveis «mais leves do que o ar»
NÚMEROS ANTERIORES QUE AINDA PODE COMPRAR ONLINE:
II Guerra Mundial: a batalha do Pacífico
Grandes exploradores
125 anos de cinema em Portugal
Histórias dos 100 anos do PCP
Eleições presidenciais em Portugal
A construção do império americano
Pestes e epidemias em Portugal
Fernão de Magalhães, a primeira volta ao mundo
O início da II Guerra Mundial
China maoísta
Amor e sexualidade ao longo dos tempos
Portugal e Inglaterra
Estudantes contra o poder
25 de Abril de 1974: Operação Fim Regime
O franquismo
Guerra Fria
Ascensão e queda de Salazar
As guerras secretas de Portugal em África