Com base em dados da Pegada Ecológica – medir quanta natureza temos, quanta usamos e quem usa o quê – o ‘Dia da Terra Sobrecarregada’ é uma iniciativa da parceira da WWF e da Global Footprint Network, para sensibilizar e inspirar a ação em torno dos ‘gastos excessivos’ no mundo da ecologia.
As alterações climáticas têm um grande impacto dado que a utilização de combustíveis fósseis faz com que as emissões de dióxido de carbono sejam nocivas para o planeta simplesmente porque não podem ser absorvidas. As florestas estão a diminuir, os stocks de peixes são cada vez menores, a terra está a ficar degradada, os recursos de água doce estão a esgotar-se e a diversidade biológica está a extinguir-se.
“A natureza é a base do nosso bem-estar da nossa prosperidade – mas estamos a utilizá-la de forma exagerada quanto aos recursos finitos da Terra. O Relatório do Planeta Vivo da WWF mostra claramente que as exigências excedem a capacidade da humanidade do nosso planeta para nos sustentar – estamos a pedir demais relativamente ao que temos disponível “, afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Internacional.
Em 1961, ano em que a WWF foi criada, a humanidade estava a usar dois terços dos recursos naturais da Terra e a maioria dos países tinham reservas ecológicas – o que significava que a nossa presença era mais leve e mais sustentável.
Ao tomar medidas agora, ainda podemos inverter essa tendência.
Mudar para limpar: usando fontes de energia renováveis com maior abundância, como o sol e o vento vai ajudar a reduzir as emissões sujas e aliviar a tensão nos nossos oceanos, florestas e poluição do nosso ar. Escolhendo bens sustentáveis como produtos do mar com o símbolo Marine Stewardship Council (MSC) e madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) ajuda a garantir que esses produtos são provenientes de fontes bem geridas.
“Mais de 50 por cento da Pegada Ecológica da humanidade é composta pela nossa pegada de carbono, especialmente a partir da queima de combustíveis fósseis. A WWF tem a decorrer atualmente uma campanha global, Seize Your Power, para pressionar a um maior investimento em energias renováveis.
“Por um futuro mais limpo e saudável para os nossos filhos, devemos preservar o capital natural que nos resta – e ser muito melhores administradores do planeta a que chamamos lar”, disse Leape.
Saiba mais em:
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/overshootday/
http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/earth_overshoot_day
http://worldwildlife.org/pages/change-the-way-you-think
Twitter: #?overshootday