Maior exigência e mais lâmpadas LED
Aplicando critérios mais exigentes – nomeadamente ao nível da eficácia luminosa e tempo de vida médio – na seleção das lâmpadas, a atualização desta categoria vem evidenciar um claro avanço da tecnologia no que respeita à aposta das marcas numa maior eficiência dos seus produtos e um maior leque de escolhas para utilizações domésticas.
Além de apresentar mais subcategorias (26), registou-se também um aumento do número de modelos de lâmpadas selecionadas: praticamente 300, o que representa um aumento de 1/3 relativamente à última atualização desta categoria. Destaque-se também o maior número de modelos de lâmpadas LED, tipologia de iluminação de grande eficiência energética que registou também uma maior variedade no que respeita às potências das lâmpadas.
As marcas representadas nesta categoria mantêm-se as mesmas, registando-se modelos da Megaman, da Philips e da Osram.
O Topten.pt está inserido no projeto europeu Euro-Topten Max, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.
Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercuse financiado pelo programa europeu Intelligent Energy Europe e pela ADENE – Agência para a Energia.
Mais informações sobre a retirada das lâmpadas incandescentes do mercado europeu.