É uma autoridade no estudo dos estuários em Portugal, seguramente a que mais sabe”, garantem os colegas do Instituto de Oceanografia, José Lino Costa, 44 anos, e Isabel Domingues, 47 anos. A história também não mente e prova que Maria José Costa foi a primeira pessoa em Portugal a doutorar-se neste tipo de ecossistemas e é aquela que há mais tempo se dedica a estudar a sua biologia.
Corria o ano de 1982 quando Zita, como é conhecida pelos amigos, apresentou, na Universidade Paris VII, uma tese de doutoramento sobre os peixes do estuário do Tejo em Portugal, não havia especialistas na matéria para poderem avaliar o seu trabalho.
Passados tantos anos, reconhece que deu “um pequeno contributo para abrir caminhos aos mais jovens” e que o País conta com “muitos e bons profissionais nesta área”. Participou em estudos de impacto ambiental tão diversos como os da construção da Expo 98, Ponte Vasco da Gama ou Barragem do Alqueva. Actualmente, é coordenadora do grupo de Zoologia do Instituto de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Publicou dezenas de textos e estudos científicos e o livro O Estuário do Tejo.