Da piscina, com queda de água para as vinhas, o cenário é de postal turístico. A chuva até pode cair, teimosa, mas facilmente se imaginam as braçadas lânguidas, em tempos luminosos. Rodeada por cinco hectares de terreno, a Casa de Valxisto garante dias de sossego.
O nome pode ser enganador, já que as paredes são uma mistura de xisto, lousa e granito, uma caraterística comum às habitações mais “ricas” de Quintandona, uma aldeia rural reabilitada do concelho de Penafiel.
A recuperação procurou preservar ao máximo a arquitetura original. Ana Oliveira e o marido, engenheiros, não planeavam entrar no setor turístico. Mas receberam em herança a propriedade agrícola, com casa incluída, grande de mais para a família. “Resolvemos partilhá-la com outros e transformá-la para turismo rural. Mas não queríamos um espaço pesado, sem conforto”, contam.
Os oito quartos (7 duplos e um T0) têm nomes de frutos e de flores espalhados pela quinta, como alfazema e tangerina, com as respetivas cores a predominar na decoração, entre o moderno e o rural.
O celeiro foi convertido num grande salão, com bilhar e jogos de mesa para passar o tempo. Já o lagar acolhe a sala de refeições, onde podem ser servidos, sob reserva, alguns pratos típicos da região, do cabrito assado ao cozido, de preferência, confecionados com produtos de Valxisto. “Metade é já de produção biológica”, informa Ana.
A ideia consiste em avançar também com workshops que envolvam os hóspedes na vida do campo, ensinando a criar jardins de aromáticas ou a produzir compotas, só para dar alguns exemplos. À porta da casa, repousam várias bicicletas. Os montes e vales, em redor, convidam a um passeio.
CASA VALXISTO – COUNTRY HOUSE R. Padres da Agostinha, 233, Lagares, Penafiel T. 255 752 251/ 93 647 3986 A partir de €75 (quarto duplo). www.valxisto.pt