O motor de busca de hotéis Trivago – que compara preços de mais de 700 000 unidades hoteleiras, em todo o mundo – divulgou a lista anual dos destinos mais valiosos, na vertente qualidade-preço.
Portugal é o quinto país do mundo com mais entradas. O maior destaque vai para a Peneda-Gerês que ocupa o nono lugar a nível mundial e quarto a nível europeu. Seguem-se, no ranking global, Peniche (59º), Braga (69º), Figueira da Foz (73º), Vila Nova de Milfontes (86º) e Ericeira (95º).
Aït-Ben-Haddou, cidade fortificada no interior de Marrocos, Património da Humanidade pela UNESCO, ocupa a primeira posição deste ano, sendo assim considerado o destino em que o valor acrescentado por cada euro gasto é maior. No segundo lugar surge a cidade bósnia de Mostar, na região da Herzegovina, que tem na sua ponte velha um local icónico e a fechar o pódio está Chora, vila pitoresca e principal localidade da ilha grega de Ios.
A quarta posição foi conquistada pela pequena vila marroquina de Merzouga, no deserto do Saara, seguida de Bhaktapur, cidade nepalesa que é o primeiro destino asiático da lista. Megalo Papigo (Grécia), Sucre (Bolívia), Pingyao (China), Peneda-Gerês (Portugal) e Yangshuo (China) completam os primeiros dez da lista.
No conjunto dos 100 destinos do ranking, é a China a nação com mais entradas na lista (8), seguida por Grécia, Tailândia e Espanha, todas com sete entradas. Portugal tem seis localidades representadas, sendo assim o quinto país com mais referências. Apenas cinco capitais conseguiram entrar na lista: Sarajevo, Sófia, Hanói, Manágua e Belgrado.
O Ranking Qualidade-Preço do trivago oferece uma lista única com os destinos mais valiosos do mundo, elaborada através de um algoritmo que combina o trivago Hotel Price Index (tHPI) com a reputação dos alojamentos. O tHPI mostra o preço médio por quarto duplo em redor do globo, enquanto a reputação dos alojamentos diz respeito aos mais de 82 milhões de opiniões presentes nos mais 200 sites de reservas disponibilizados no trivago.
Numa escala de 0 a 100, o ranking apresenta uma pontuação que é resultado da reputação atribuída por viajantes de todo o mundo combinada com o preço médio dos destinos. Os preços médios foram calculados com base na média anual de todos os hotéis entre 2012 e 2013. Só foram considerados destinos com um mínimo de 10 hotéis e 150 opiniões.