Desde janeiro de 2009 que os viajantes de países ao abrigo do Programa de Isenção de Vistos – entre os quais se encontra Portugal – tinham de preencher um inquérito eletrónico, Electronic System for Travel Authorization (ESTA), para obter a autorização de entrada nos Estados Unidos da América.
Até agora o pedido era gratuito mas as medidas de controlo de entrada de passageiros mudaram e todos os pedidos feitos a partir de oito de setembro de 2010 passam a ser taxados pela quantia de 14 dólares, cerca de €10,87. O pagamento só pode ser feito com cartão de crédito.
Esta regra aplica-se a todos os passageiros com passaporte português emitido depois de 2001 e inclui crianças. Se o formulário não for preenchido e validado a entrada é recusada, a quem não necessita de visto.
O ESTA, como é conhecido, foi implementado como forma das autoridades americanas obterem o máximo de informação possível sobre as intenções dos estrangeiros oriundos dos países com quem tinham acordos de isenção de visto, ao pisarem os EUA.
Recorde-se que esta autorização só é válida por 90 dias, para viagens de lazer ou negócios mas, qualquer cidadão português terá de solicitar visto se: tencionar estudar, quiser ficar nos Estados Unidos por mais de 90 dias, tiver antecedentes criminais, sofrer de tuberculose ou tiver lhe tiver sido recusado oi visto ou entrada no país, anteriormente.
Saiba como preencher a autorização ESTA – Electronic System for Travel Authorization: AQUI