Do Cartaxo até ao norte do país, a estrada foi de reencontros: com amigos, familiares, lugares conhecidos, entre outros. Não temos contado muito da nossa história, a não ser a um ou outro amigo que, mais curioso, tem puxado por nós. Por aí acima, fomos pedalando, até chegarmos a Aveiro, no dia 15, para a nossa última noite fora de casa. Ovar estava mesmo ali ao lado, a 35 quilómetros e foi-nos estranho adormecer ali, tão perto. Quando acordámos, reparámos que o último dia desta aventura não nos iria agradar. Ao colocar tudo nas bicicletas, tivemos o nosso último furo! A chuva caia com intensidade mas, com toda aquela vontade de reaver tudo e todos, pusemos pé à estrada e pedalámos os quilómetros finais! Chegámos encharcados e nem para o habitual café parámos. A umas centenas de metros da chegada, aqueles amigos e familiares que nos disseram vir esperar-nos de bicicleta e fazer connosco parte da etapa final, apareceram de carro. “Estava a chover muito” – diziam. Abraço atrás de abraço, uma gargalhada aqui e outra ali, as palavras calorosas que nos aqueciam o corpo molhado!
Ficaríamos ali mais uma hora, naquela rotunda onde decidimos parar, se não fosse a mãe do Rafael a convidar toda a gente a continuar a festa em casa! Afinal, estávamos há 9 meses fora de casa… merecíamos uma comemoração junto de todos aqueles que nos acompanharam e nos deram toda a força do mundo! Claro que as nossas façanhas foram sendo repetidas à medida que mais alguém chegava, que mais alguém queria saber algo em particular, que mais alguém queria rir-se de uma ou outra aventura mais caricata que nos aconteceu! Fez bem descansar e recordar momentos fantásticos, momentos cobertos de coisas boas, momentos que nos fizeram crescer, aprender, saber mais, muito mais. Fez-nos bem, apesar de termos estado pouco tempo com todos eles, idealizar projectos futuros, falar de grandes amigos que ficaram noutros países, contar como fomos bem recebidos em todos eles, sem excepção, falar disto e daquilo, de tudo, de tanto.
O que precisávamos mesmo neste momento, era de descansar, porque nunca sabemos bem por onde começar toda esta nossa história. Precisávamos de pensar um pouco em tudo o que aconteceu. Precisávamos de ter momentos de calma, de reflexão, para que tudo não saia vago, sem contexto, sem explicação. Queríamos passar às pessoas os momentos que dão vontade de rir, mas também aqueles que foram mais tocantes para nós, por uma qualquer razão e que nos fariam regressar a alguns sítios sem pensarmos duas vezes. Queríamos e precisávamos de tempo para isto tudo, tempo para nós porque, apesar de termos estado todos estes meses em viagem, só os dois, nunca por um momento estivemos sozinhos. No entanto, uma semana antes de chegarmos a Ovar, um telefonema inesperado da World Bike Tour, convidava-nos a participar no evento desse ano, em São Paulo, no Brasil!
![São Paulo](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6209491S%C3%A3o-Paulo.jpeg)
Imagem aérea de São Paulo, à chegada.
![World Bike Tour](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6209493World-Bike-Tour.jpeg)
Durante o World Bike Tour
Com tudo isto, nos despedimos dos leitores que, no site da Visão Viagens, acompanharam esta nossa aventura durante todo este tempo! A todos eles e à Visão Viagens em especial, agradecemos a oportunidade dada, esperando poder vir a contribuir com mais crónicas num futuro muito próximo! Bem-haja!
Rafael Polónia e Tanya Ruivo
Saiba mais em: www.2numundosobrerodas.blogspot.com