Comecemos por um exercício de imaginação. Pense numa piscina de água quente no meio de um cenário montanhoso. Agora, imagine neve a cair. O leitor está relaxado dentro de água e os flocos de neve desfazem-se ao tocar-lhe o rosto…
Um cenário de sonho?! Então, primeiro, a boa notícia: o exercício de imaginação pode tornar-se realidade e quem já experimentou, diz maravilhas. A parte má é que, muito provavelmente, só volta a cair neve daqui a uns meses.
Não desanime! O espaço de que lhe falamos tem piada durante todo o ano. Fica em Unhais da Serra, bem no centro de Portugal. Ao chegar, porém, o mais provável é pensar que está em Andorra, na Suíça, ou num qualquer país do Norte da Europa (um verdadeiro “Vá para fora cá dentro”). O arquitecto Jorge Palma inspirou-se nessas paragens para projectar este hotel tipicamente de montanha, que apesar da dimensão, consegue recriar o ambiente de um pequeno chalet no interior.
Nos múltiplos espaços em que se divide o piso de entrada recepção, sala de leitura, salas de estar, bar, restaurante, sala de jogos, ginásio saltam à vista as paredes com centenas de pedras de xisto, excelentemente combinadas com o conforto infalível da madeira. E, por falar em madeira, façamos o percurso de quem chega ao hotel e espreitemos os quartos. À nossa espera, temos um simpático tabuleiro com cerejas do Fundão e umas bolachas para saborear com compotas deliciosas. A vista, como calculávamos, é um quadro natural, com paisagens apaziguadoras sobre a serra. A decoração, com cabeceiras em couro, papel de parede e madeira de sucupira, convida ao repouso.
Mas não para já. Em cima da cama, o roupão lembra aquilo que ansiamos por experimentar, o complexo colado ao hotel, baptizado como Aquadome. O acesso pode fazer-se directamente sem passar pelo espaço comum, mas se lhe apetecer tomar algo no bar, por exemplo, ninguém vai estranhar de o ver assim vestido.
Apesar do requinte, circular em roupão é um hábito conquistado pelos hóspedes, e torna o ambiente mais familiar. A parte lúdica é dominada pela piscina singular que tem uma parte exterior e outra interior. Se, lá fora, se pode contemplar a paisagem de montanha, seja Verão ou Inverno, já que a água da piscina é aquecida; no interior, a vista não é menos espectacular, graças a um cenário rochoso construído artificialmente. É nestas “rochas” que se esconde o “Circuito Celta”, com hamman, banho turco, sauna, fonte gelo, duche de contraste 360 graus, sauna com cromoterapia.
Mas o Aquadome é muito mais do que diversão. Construído sobre o edifício das antigas termas de Unhais da Serra, que atraíam muitos aquistas no início do século, o hotel tem nos tratamentos termais um ponto de honra, sejam eles numa perspectiva de bem-estar ou clínica (o complexo está equipado com um medical spa, o primeiro do País).
Há ainda que falar na Aquafisio, com salas de fisioterapia mais uma vez com vistas de sonho, e no Aquacorpus, o Mountain Spa que só usa água mineral natural, com tratamentos do laboratório Gernétic e, aos fins-de-semana, massagens holísticas orientais.
Mas é bom ter presente que o H2OTEL fica situado no início do Parque Natural da Serra da Estrela e que, fora de portas, há uma natureza deslumbrante à espera de ser explorada.
Contacto:
H2otel/Aquadome
Unhais da Serra, Covilhã
T.275 970 020
€65-€140