QUANDO IR
O clima da ilha é tipicamente mediterrânico, com suaves temperaturas todo o ano e um vento fresco de norte, chamado tramontana. A Primavera e o Outono são amenos e o Verão quente, mas podem ocorrer variações.
O QUE DEVE SABER
Formalidades. Só é necessário Bilhete de Identidade
Língua. Fala-se um catalão próprio das Ilhas Baleares, uma variação dialectal que adquire notáveis diferenças entre ilhas e, inclusivamente, entre populações do mesmo território insular
Moeda. Euro
Telemóveis. Todos os operadores portugueses têm contratos de roaming com as telefónicas locais
Electricidade. A corrente eléctrica é de 220 V e as fichas são iguais às nossas.
ANDAR POR LÁ
A estrada C-21 liga Ciutadella a Maó. O melhor para chegar a todos os locais da ilha é alugar um carro. O serviço público de autocarros é muito eficaz no eixo Maó-Ciutadella, mas escasso nas outras localidades, sobretudo fora do período estival. Transportes Menorca (tel. 971 360 475) tem serviços entre Maó e Ciutadella (com paragens em Alaior, Es Mercadal e Ferreries) e ligações a Son Bou e Cala Galdana. Viaja ainda para Es Castell, Sant Lluis, Sant Climent, Alcaufar, Binibeca, Punta Prima e Es Canutells.
FAZER E VER
Os 700 quilómetros quadrados da ilha abarcam uma diversidade ambiental ímpar, incluindo quase todos os habitats próprios do Mediterrâneo: despenhadeiros, grutas, lagoas, dunas, costas e ilhéus. Para além das muitas praias de águas limpas e cristalinas (algumas verdadeiramente selvagens), a ilha, com a sua fauna e flora abundantes e diversificadas, oferece aos visitantes rotas (ver caixas) e paisagens espectaculares. Os amantes do desporto podem escolher entre uma variedade imensa de actividades, do windsurf ao ciclismo, passando pelo mergulho, a vela, o ténis ou os passeios a cavalo.
DORMIR
Hotel Patrícia. Passeig de Sant Nicolau, 90-92. Ciutadella. Tel. 971 385 511. Cómodo e central, situado muito perto do porto.
Hotel Géminis. Josepa Rossinyol, 4, Ciutadella. Tel. 971 384 644. Um hotel familiar no centro da cidade.
Hotel Port Mahón. Fort de l’Eau s/n. Maó. Tel. 971 362 600. Um hotel de arquitectura colonial com um toque britânico. O mais bem situado da cidade, com vistas fantásticas para o porto.
Hotel Fornells. Major, 117. Fornells. Tel. 971 376 676. Um acolhedor hotel familiar com vista sobre a baía de Fornells.
Hotel San Menorca. Platja de Sant Tomàs s/n. Es Migjorn Gran. Tel. 971 370 050. Hotel de praia que tem a vantagem de estar próximo de qualquer ponto da ilha.
Hotel rural Sant Ignasi. Estrada de Ciutadella a Cala Morell. Tel. 971 188 051. Uma antiga casa senhorial do século xviii a dois quilómeros de Ciutadella. Todos os quartos têm uma decoração diferente.
Morvendrà Nou. Camí de Sant Joan de Missa, km 7. Ciutadella. Tel. 971 359 521. Antiga casa de lloc transformada em hotel, que conserva toda a sua essência.
Biniatram. Estrada de Cala Morell, km 4. Ciutadella. Tel. 971383 113. Tradições menorquinas e actividades de contacto com a natureza e o mundo rural.
Binisaid. Estrada de Cala Galdana, km 4,3. Tel. 971 155 063. Em plena natureza, situado a poucos quilómetros das praias virgens do Sudoeste.
COMER
Café Balear. Pla de Sant Joan, 15. Ciutadella. Tel. 971 380 005. O restaurante tem embarcações próprias, que garantem que o peixe chegue, todos os dias, fresco à mesa.
Cas Ferrer. Portal de sa font, 16. Ciutadella. Tel. 971 480 784. Este restaurante oferece cozinha tradicional menorquina, onde contrastam os sabores doces e salgados.
Rocamar. Cala Fonduco, 32. Es Castell. Tel. 971 365 601. Restaurante mais acessível desde o porto de Maó que desde o centro de Es Castell. Uma das mecas gastronómicas da ilha, com a melhor carta de peixes e mariscos.
Es Cranc. Escoles, 31. Fornells. Tel. 971 376 442. Com boa vista para o porto, destaca-se, entre os seus pratos de peixe, a tradicional caldeirada de lagosta.
N’Aguedet. Lepant, 30. Es Mercadal. Tel. 971 375 391. Este restaurante oferece uma cozinha menorquina requintada com receitas antigas e modernas. Uma sugestão: não deixe de provar os caracóis com caranguejo, a sua grande especialidade.
COMPRAR
A bijutaria, uma das principias indústrias da ilha, é reconhecida internacionalmente. Também é famoso o calçado, pela sua qualidade e design, destacando-se os sapatos e sandálias para senhora e o tradicional calçado da gente do campo. A cerâmica, as telas e o fabrico e restauro de móveis são outras actividades artesanais importantes.
NA REDE
www.caib.es O portal do Governo Regional das Ilhas Baleares oferece, entre outras informações institucionais, indicações úteis para os turistas de visita a Menorca, nomeadamente como chegar, onde ficar e o que ver.
www.visitbalears.com A página oficial da IBATUR, o Instituto Balear do Turismo, é muito completa, com informação detalhada sobre cada uma das ilhas.
www.e-menorca.org A página do Conselho Insular de Menorca, para além de informação vasta, possui um bom motor de buscas. A pesquisa de praias, por exemplo, oferece três opções: com acesso pedonal ou marítimo; em núcleo turístico ou urbano e ainda não urbano com acesso para carros e estacionamento próximo.
www.mma.es/playas/html/p/todas/me.htm A página do Ministério do Ambiente contém informação detalhada sobre cada uma das praias da ilha.
www.naturismo.org/menorca.html Para os amantes do naturismo, a página da Federação Espanhola de Naturismo oferece informação sobre as praias de nudistas.
www.menorcanautic.com Tudo sobre o aluguer de embarcações, a vela e a motor.
www.menorcaenvelero.com Uma página que organiza viagens de veleiro.
www.menorcaactiva.com Um grupo de empresas menorquinas que promovem o turismo activo e de qualidade na ilha.
www.visitmenorca.com A Associação Hoteleira de Menorca oferece a possibilidade de reservar hotéis e apartamentos on-line.
www.ajmao.org A página da Câmara de Maó, com informações institucionais e turísticas.
www.ciutadella.org Para além de dados sobre a localidade, a Câmara de Ciutadella disponibiliza ainda notícias actualizadas.
FOLHEAR
ROUGH GUIDE MENORCA – Tudo o que há para ver e descobrir na ilha. Inclui recomendações dos melhores sítios para comer, beber e ficar. Da Penguin Books, disponível na webboom.pt.
MENORCA, CAMINO DEL CIELO – Um livro com aspectos mais genuínos da vida e paisagem da ilha. As imagens conferem-lhe um toque de narração cinematográfica. Em castelhano, catalão, inglês e alemão. Em www.balearescultural.com/cmenorca.htm .
GUIA SUBMARINA, ISLAS BALEARES – Os 300 melhores mergulhos, em 282 itinerários e 15 mapas detalhados. Com ilustrações tridimensionais e 400 fotos. Em http://www.libreriadenautica.com/items/LGSI-1.html
CURIOSIDADES
A rota de Kane
Durante a ocupação britânica, de 1708 a 1756, o governador Richard Kane modernizou as infra-estruturas da ilha. Uma das suas obras de maior envergadura foi o traçado de um amplo caminho a unir o Este ao Oeste da ilha. Grande parte deste caminho está hoje ocupado pela estrada que une Maó e Ciutadella. No entanto, e ainda que esteja asfaltado, é muito agradável percorrer – a pé ou de bicicleta – um dos seus troços originais entre Es Mercadal e Alaior. Para isso, deve partir de Es Mercadal em direcção a Maó; menos de um quilómetro depois, sai, à esquerda, uma estrada secundária intitulada Camí d’en Kane. Raramente transitado, o caminho sobe e desce as colinas, passando entre llocs com casas de bonitas fachadas, como é o caso de As Farinera, S’Aranjassa, Binillubet ou San Benet. Sete quilómetros depois, encontramos, à direita, o cruzamento de Alaior. Se seguirmos em frente, chegamos a Maó.
A rota de Cavalls
Com 220 quilómetros de comprimento, este caminho histórico circundava a ilha, unindo as torres de vigia e, posteriormente, as fortificações e fileiras costeiras levantadas no século xviii durante a ocupação francesa. Parcialmente perdido, está hoje em vias de recuperação, ainda que conte com forte oposição de muitos donos de propriedades, que negam a passagem pelas mesmas. Ainda assim, pode ser seguido parcialmente em alguns troços, destacando-se os compreendidos entre Es Grau e o cabo Favaritx, Fornells-Cap de Cavalleria-Cala Pregonda, Cala Pregonda e Cala Pilar (com alguma dificuldade entre Barril e Caldera), Algaiarens-Cala Morell-Punta Nati-Ciutadella, Arenal de Son Saura-Cala Macarella-Calla Galdana, Cala Galdana-Cala Trebalúger-Plajta de Sant Adeodat e, finalmente, Platja de Sant Adeodat-Son Bou-Cala em Porter-Cales Coves.
Para os caminhantes que pretendam percorrer algum troço, são recomendáveis os guias Guia des Camí de Cavalls de Menorca (Joan C. de Nicolàs Mascaro. Triangle Postals. Em catalão) e Menorca com Mochila. Vuelta a la isla (Carles Maria i Renedo. Produccions Menorquines. Em castelhano). Podem encontrar-se ambos nas livrarias de Maó e Ciutadella.
Barranc d’ Algendar
Este despenhadeiro, que contém um dos cursos de água mais permanentes e uma flora excepcional, é acessível a partir dos seus dois extremos. Para chegar à sua origem, saímos de Ferreries, na direcção de Ciutadella; viramos à esquerda por uma pequena estrada assinalada como Bini Astrum. Quando acabar o asfalto, seguimos a pé por um amplo caminho, deixando à nossa direita pela Casa dos Canaló, transformada em albergue. Continuamos e passamos algumas curvas, conhecidas como Ses Voltes, cruzamos o precipício e subimos por um caminho talhado na pedra até às ruínas de uma casa situadas junto a uma azinheira de tamanho considerável.
Situados em Cala Galdana, de costas para o mar, podemos observar como o Barranc d’Algendar desagua pelo extremo esquerdo da formação rochosa que forma a enseada. Apenas temos de seguir pelo caminho que o sobe.
Publicado na edição n.º 3 da revista Rotas do Mundo de Junho de 2005