A partir do dia 12 de Janeiro de 2009 quem for cidadão de um país ao abrigo do sistema de isenção de vistos – como é o caso de Portugal – terá de passar a preencher um inquérito na Internet para poder obter autorização de entrada nos Estados Unidos da América.
Esta regra aplica-se a todos os passageiros com passaporte português emitido depois de 2001 e inclui crianças. Se esse formulário não for preenchido e validado a entrada é recusada, a quem não necessita de visto.
Como fazer?
1
Registe-se no site http: https://esta.cbp.dhs.gov/
2
Preencha os campos solicitados (nome, morada, contactos, números de emissão e identificação de BI e passaporte, informações sobre o voo, sítio onde vai ficar alojado nos EUA). O tratamento dos dados é feito por um sistema informático e está protegido por lei.
3
Deve preencher o inquérito pelo menos com três dias de antecedência antes de embarcar ou do dia de entrada previsto nos EUA. O prazo máximo de resposta dos serviços é de 72 horas. Se a autorização for aprovada é válida por dois anos a contar da data de emissão ou até ao fim da validade do passaporte. Quando autorizada depende, em última instância, da aprovação de um oficial da alfândega na chegada ao país.
4
Se a viagem for “Não Autorizada” só significa que não poderá viajar sem visto. Tem de dirigir-se à embaixada e solicitar um. Esclareça dúvidas sobre como pedir um visto em www.travel.state.gov. Se a resposta for “Autorização Pendente” aguarde 72 horas até um resposta definitiva.
5
O pedido de autorização custa 14 dólares, cerca de €10,87 e tem de ser pago com cartão de crédito. Os dados podem sempre ser actualizados. A autorização é válida para visitantes, não emigrantes, em trânsito ou em negócios/lazer nos EUA durante um período de 90 dias.