A Convenção Democrata não deu o empurrão que Kamala precisava nas sondagens. O «New York Times» já percebeu isso, ao comparar os dados atuais com os que existiam antes de Chicago, e isso pode tornar-se numa fonte de grande inquietação. Onde está Kamala, nas presidenciais americanas?

A nível nacional encontra-se à frente de Trump, por mais dois ou três pontos, mas no Colégio Presidencial a vantagem é de Trump, quando atribuídos os grandes eleitores dos estado já considerados vermelhos ou azuis. Para o «RealClearPolitics», que faz a sondagem das sondagens, a situação atual é esta: 219 dos necessários 270 já estão na coluna e Trump, e Kamala está com 208.

Ainda há 111 membros do Colégio por atribuir – sendo que a vitória num estado significa que todos votam no vencedor – e a proximidade dos números das sondagens em 7 estados decisivos deixa quase tudo em aberto. Atribuindo os indecisos, Kamala recolheria os 270 para chegar à Casa Branca, e Trump ficaria nos 268. Um resultado para dar confusão!

À distância de 63 dias, estas margens ínfimas, no fio da navalha, não dão um grande conforto. É óbvio, por esta altura, que qualquer um deles pode ser presidente, a ter em conta o que dizem centenas de inquéritos de opinião. A entrevista que Kamala deu à CNN não a alavancou, e tudo está concentrado, agora, no debate do dia 10, terça-feira. Será? Nunca um debate elegeu um presidente (nem Kennedy).

A Propósito: seis israelitas são executados a sangue-frio num túnel do Hamas em Gaza. Com um tiro na cabeça. Seis tiros. E milhares de israelitas vão para as ruas exigir que o Governo se renda. Que se demita. Que aceite qualquer coisa. Há, em Gaza, milhares de palestinianos a exigir que o Hamas se renda? Que acabe com o terror? Que aceite qualquer coisa, menos executar reféns?

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

Pelo menos duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas durante uma tempestade tropical que atingiu a ilha de Luzon, no norte das Filipinas. A tempestade Yagi, batizada de Enteng nas Filipinas, levou chuvas torrenciais ao norte do país e levou à emissão de alertas de inundação em Manila, capital do país, e ao cancelamento de vários voos internos.

As Filipinas registam cerca de 20 tufões e tempestades tropicais por ano, especialmente durante a estação das chuvas, que normalmente começa em junho e termina em novembro ou dezembro.

Para já, são apenas especulações, uma vez que nem a Lufthansa nem o Executivo querem comentar o assunto. Mas o que é certo é que Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, reuniu esta segunda-feira, 2 de setembro, com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. O encontro, que foi ontem antecipado pelo Corriere della Sera (jornal italiano) foi solicitado pela Lufthansa, segundo uma fonte citada pela agência Reuters.

O Jornal de Negócios dava conta, esta manhã, de que o negócio entre a Lufthansa e o Executivo nacional estaria avaliado entre os €180 e os €200 milhões, o que avaliaria a TAP em pouco menos de mil milhões de euros.  

O Executivo de Montenegro tinha afirmado que em setembro queria dar seguimento ao dossiê da TAP. Recorde-se que depois de ter sido privatizada pelo Governo de Passos Coelho, a companhia aérea nacional foi renacionalizada durante a legislatura de António Costa. Os socialistas concordariam, mais tarde, com uma venda de pelo menos 51% da empresa – sobretudo devido às dificuldades que foram agravadas após a Covid-19 – e o atual Governo disse sempre querer acelerar esta reprivatização, embora ainda não tenha explicado qual o modelo que quer seguir para o realizar.

O processo para venda de mais de metade da companhia aérea foi, portanto, acordado em Conselho de Ministros em setembro de 2023. No entanto, nada mais foi feito, uma vez que o governo de António Costa cairia poucos meses depois, em dezembro.

A única coisa que tornou pública é que gostava de o fazer até ao final deste ano. A parte mais interessante deste negócio, para a companhia alemã, serão os slots da TAP para o Brasil, os países de língua oficial portuguesa em África e também algumas rotas diretas entre Lisboa e os EUA.

O alegado interesse da Lufthansa em 19,9% da TAP – a fatia que pode comprar sem que tenha de esperar pela autorização das autoridades europeias – acontece numa altura em que há várias movimentações no setor da aviação europeia. No entanto, é preciso realçar que, nesta altura, o Governo português deverá estar apenas a apurar quais os potenciais interessados, para que quando o negócio da reprivatização for oficializado, possa ocorrer de forma mais rápida, sem gastar tempo com propostas que sejam inconsequentes.

É isso, aliás, que explica também o Jornal de Negócios, que publicou esta tarde pormenores do encontro a que terá tido acesso. “O Negócios sabe que o Executivo explicou ao grupo alemão que o modelo da privatização da TAP não está fechado, estando ainda por definir a percentagem do capital a alienar e o tipo de operação de venda. Em termos indicativos, o calendário do Executivo aponta para o primeiro trimestre do próximo ano”, escreve ainda aquele jornal.

Consolidação preocupa Bruxelas

Pelo menos dois outros grandes representantes do setor – a IAG e a Air France-KLM – já manifestaram interesse na TAP, mas até agora ainda nada foi concretizado ou oficializado por qualquer uma das partes, segundo a informação pública. Fontes garantem que o Governo quererá ouvir ambos os grupos, mas esses encontros, até agora, ainda não aconteceram.

Recorde-se inda que a IAG – dona da British Airways – deixou cair recentemente a intenção de compra da Air Europa, depois de a Comissão Europeia obrigar a mais condições para aprovar a venda. Bruxelas está preocupada com a consolidação no setor que, apesar de necessária para que os resultados voltem a ser positivos, arrisca ficar demasiado concentrada nas mãos dos três principais grupos de aviação europeus. E, portanto, está ainda mais restritiva nas condições que impõe para que os negócios de aquisições e fusões aconteçam.

Fontes do setor dão conta de que a Lufthansa está confiante na preferência do Governo português em negociar com a companhia alemã, uma vez que esta preservaria a autonomia da TAP.  Recorde-se, novamente, que tudo isto são ainda especulações que carecem de confirmações oficiais.

Prejuízos, reestruturação e lucros

 A TAP, que foi, depois do resgate financeiro de 2020, sujeita a um plano de reestruturação, apresentou prejuízos no último trimestre de 2023 e no primeiro de 2024. No entanto, fechou as contas do primeiro semestre deste ano com saldo positivo, registando um resultado líquido de €400 mil.

 “O bom desempenho no segundo trimestre permite alcançar um resultado líquido positivo no semestre que, embora não significativo, é obtido pela segunda vez consecutiva, mas desta vez sem cortes salariais”, sublinhou, na altura, o responsável da TAP, Luís Rodrigues, em comunicado de imprensa.

Em resposta enviada à agência Lusa, a coordenadora do MP na região autónoma, Isabel Dias confirmou que “há um arguido já constituído”, depois de, na passada quinta-feira, a Polícia Judiciária ter anunciado que o fogo foi provocado pelo lançamento de foguetes numa festa particular na freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da ilha.

Na altura, a PJ não indicou se tinha efetuado detenções ou se tinham sido constituídos arguidos, com o DN/Madeira a avançar a constituição de um arguido no processo.

O incêndio deflagrou em 14 de agosto nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Santana. Só foi dado como “totalmente extinto” na segunda-feira, 26. Dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais e das autoridades regionais apontam para mais de 5.100 hectares de área ardida.

Escovar os dentes e utilizar fio dental regularmente são práticas que contribuem para uma boa saúde oral. Apesar de, muitas vezes, o uso do fio dental ficar esquecido e de se privilegiar a escovagem dos dentes e uso de elixir, este é um passo essencial na higiene diária que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças – como a gengivite ou a periodontite – que podem ter consequências graves para a organismo. O objetivo do fio dental é a remoção da placa bacteriana e de restos de resíduos alimentares que vão se acumulando entre os dentes e que os filamentos da escova não conseguem alcançar bem como pela prevenção de cáries e do tártaro. “O fio dental ajuda a remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos que se encontram entre os dentes e nas zonas que a escova de dentes pode não alcançar eficazmente”, referiu Thomas Servos, especialista de Medicina Dentária da Universidade do Texas, ao jornal The Guardian.

Segundo vários estudos científicos, a saúde oral está intrinsecamente associada ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares ou doenças renais. A “culpa” é microbioma – ou seja, bactérias, vírus e outros micróbios que circulam pelo corpo humano – presentes na boca e que, quando não são removidos corretamente, podem resultar no desenvolvimento de doenças orais e deterioramento da saúde das gengivas. Um órgão que, quando inflamado ou debilitado, “permite que bactérias, vírus e todas as outras coisas que estão no mundo exterior entrem no nosso corpo” que, posteriormente, se podem espalhar pela corrente sanguínea, alertou Anita Aminoshariae, professora de Medicina Dentária da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, à revista Time.

Entre as doenças mais comuns que se desenvolvem nas gengivas encontra-se a periodontite, uma das principais causas de perda de dentes em adultos. Quando não devidamente tratada esta doença leva à destruição dos tecidos em torno do dente – como o osso, gengiva e ligamento periodontal – e resulta na perda de dentes progressiva. “Há muitos estudos que falam – pelo menos no que diz respeito à doença periodontal – da ligação entre a doença das gengivas e a saúde do coração. E há realmente uma associação muito forte entre os dois, onde os pacientes que têm doença periodontal correm um risco muito maior de ter doenças cardíacas, derrames e outros problemas”, explica Sasha Ross, especialista da clínica de Cleveland.

Segundo os especialistas, o fio dental deve ser utilizado, pelo menos, uma vez por dia. “A utilização de uma técnica adequada garante que remove eficazmente os resíduos sem causar danos às gengivas”, conclui Servos.

Deve utilizar-se o fio dental antes ou depois da escovagem dos dentes?

Deve passar o fio dental antes da escovagem dos dentes. Já no caso dos elixires – um complemento à saúde oral – este deverá ser utilizado após escovar os dentes, uma vez que ajuda eliminar bactérias que permanecem na boca e que se encontram em pontos de difícil acesso à escova.

A informação está a ser avançada pelo jornal britânico Financial Times, que cita uma fonte da comissão de trabalhadores da Volkswagen. Segundo as informações dessa mesma fonte, o plano de cortes de custos falhou em muitos milhões de euros e, portanto, o CEO da marca, Thomas Schäfer, “admitiu” esta segunda-feira que a empresa terá de empreender uma “significativa reestruturação”.

“O conselho executivo questiona as fábricas alemãs, os acordos coletivos de trabalho da VW e o programa de segurança no emprego em execução até ao final de 2029”, disse Cavallo, dos representantes dos trabalhadores.

Em resposta, o CEO do grupo, Oliver Blume, afirmou que “a indústria automóvel europeia está numa situação muito exigente e séria. O ambiente económico tornou-se ainda mais difícil, e há novos concorrentes a entrar no mercado europeu. Além disso, a Alemanha, em particular, como local de fabrico, está a ficar ainda mais para trás no que concerte à competitividade”.

Citado pelo Financial Times, Blume referiu ainda que “nesse ambiente, nós, como empresa, temos de agir de forma decisiva.”

O anúncio é feito numa altura em que as empresas automóveis estão sob pressão com a queda na procura do mercado chinês, que é acompanhada de uma retração interna, também. No mesmo sentido, a China continua a competir não apenas no mercado doméstico mas globalmente.

Recorde-se que em março deste ano a Volkswagen anunciou que planeava aumentar as suas vendas no mercado chinês até 2030, o que lhe permitia fazer crescer os seus resultados líquidos com um portefólio específico para aquele mercado – a ideia era focar-se em avanços tecnológicos e no mercado dos carros híbridos e 100% elétricos.

Na altura, a VW definiu como meta atingir os 4 milhões de vendas anuais em 2030, o que faria dela a maior fabricante automóvel no mercado chinês – o crescimento do resultado operacional estava estimado em mais de 3 mil milhões de dólares.

É muito comum os criadores de robôs inspirarem-se na Natureza para incorporar algumas das técnicas e capacidades conseguidas pelos animais e plantas. Agora, uma equipa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criou um robô ‘biohíbrido’ que se movimenta de acordo com os estímulos enviados por um fungo.

Os cientistas fizeram crescer o micélio, isto é, a rede de raízes responsável pelos sentidos e comunicação do fungo, diretamente nos componentes eletrónicos de um robô. Com a integração, os sinais naturais são transmitidos diretamente na máquina e, graças a uma interface elétrica que regista a atividade eletrofisiológica, processados e convertidos num sinal que é percetível pelo robô. Quando a informação é enviada para os atuadores, o robô movimenta-se, com o fungo a reagir a estímulos como mudanças na iluminação, avança o website New Atlas.

Veja o robô ‘biohíbrido’ em ação

Os investigadores, que publicaram as conclusões do seu estudo num artigo na revista científica Science Robotics, desenvolveram dois tipos de robô ‘biohíbrido’, um com rodas e outro semelhante a uma aranha, ambos com uma placa de Petri no topo onde se encontram os fungos. Os robôs foram testados em três cenários diferentes, com o estímulo da iluminação em destaque.

No futuro, a equipa quer testar a mesma abordagem, mas com estímulos diferentes. A ideia é replicar a capacidade de resposta dos seres vivos a variados estímulos, como a luz, calor, pressão, sem ter necessidade de criar diferentes sensores para cada, como acontece no mundo robótico atualmente.

Rob Shepherd, investigador que liderou os trabalhos, explica que “este estudo é o primeiro de muitos que irão usar o reino dos fungos para fornecer sensores de ambiente e sinais de comando aos robôs para melhorar os seus níveis de autonomia. O potencial para os robôs do futuro passa por ‘sentir’ a química dos solos cultivados e decidir quando adicionar fertilizante, por exemplo, para mitigar efeitos negativos do crescimento de algas”.

A dois meses das eleições norte-americanas, compõe-se o ramalhete de homens fortes interessados na vitória de Trump: Putin, Netanyahu, Modi, Orbán, Milei, Mohammed VI e o grandioso Elon Musk. É uma festa. Ainda assim, há quem consiga ter dúvidas sobre onde faria o “X” frente aos dois quadradinhos, Kamala ou Trump, como o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares. É possível que estejam à espera da declaração de voto do Conde Drácula.

Mas falemos de outro “X”. Esta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil ditou a suspensão do antigo Twitter, depois de Elon Musk se ter recusado a cumprir uma ordem para nomear um representante legal da plataforma no país. O veredicto surge no quadro de uma investigação sobre distribuição de notícias falsas, em que o empresário é suspeito de crimes de obstrução à justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Nas palavras do juiz Alexandre de Moraes, Musk tem incorrido em “conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais”, ignorado as multas e o ordenamento jurídico brasileiro, procurando “instituir um ambiente de total impunidade e de terra sem lei”. Começa a ser o padrão.

Elon Musk é figura de proa de uma ideologia de direita-radical que, mascarada de progresso, visa trazer de volta o absolutismo do séc. XVII: o poder absoluto, concentrado num homem, para fazer o que lhe der na gana. Sem essa maçada que é o escrutínio, a lei, os tribunais, os valores, os direitos dos povos ou os códigos de ética. Declarou guerra à ONU, quando o diretor do Programa Alimentar, David Beasley, desafiou os bilionários a ajudar a acabar com a fome no mundo. Declarou guerra à Comissão Europeia, por implementar leis para responsabilizar as plataformas pela desinformação e proteger a privacidade dos cidadãos europeus. Declarou guerra ao Governo britânico, apoiando extremistas e incitando à guerra civil perante os motins e a violência de extrema-direita contra cidadãos imigrantes e muçulmanos no Reino Unido. Como um miúdo mimado, o homem mais rico do mundo chora e esperneia perante as regras.

Nos últimos anos, tornou-se mainstream um discurso anti-Estado que olha para a Lei como espartilho, para os impostos como fardo, para o vizinho como inimigo. É a dita direita radical, também os temos cá. Todos os homens do ramalhete dos horrores que citei o promovem, vale a pena repescar: Trump, Putin, Netanyahu, Modi, Orbán, Milei, Mohammed VI e o magnificente Musk. Eis um velho truque dos tiranos: bradar a liberdade como valor supremo, quando na verdade advogam a sua própria liberdade para esmagar os outros. Infelizmente, a lengalenga vende numa sociedade permeada pela moral neoliberal, de que o Estado oprime e os empresários salvam. Trump e os amiguinhos são a tacada final na destruição do ideal do Estado social, para repor o bom velho medievalismo disfarçado de futuro, desta vez com smartphones e robôs.

Mas ainda vamos a tempo. Pelo menos, a tempo de não sermos os patinhos desta história. Findas as férias, há que guardar as sandálias e abrir os olhos, que eles “andem” aí – em Portugal também. Prometem força e liberdade, mas só batem nos mais pobres e nos mais frágeis. É tempo de os por na ordem. Mão firme com os tiranetes, que isto não é a República dos bananas.

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Um helicóptero do INEM teve de aterrar de emergência esta segunda-feira numa pedreira em Mondim de Basto, depois da aeronave ter “tombado”, mas encontram-se “livres de perigo”, avança a Sic Notícias.

Os ocupantes da aeronave – dois pilotos, um médico e uma enfermeira – saíram pelo próprio pé, sem necessidade de intervenção, sendo que foram transportados para o Hospital de Vila Real “por precaução”, informa o INEM em comunicado.

O acidente ocorreu pelas 12h55, quando o helicóptero se preparava para aterrar para socorrer uma vítima, trabalhador da pedreira onde ocorreu a situação, e foi encaminhado para o hospital de Guimarães.