Vamos começar com uma advertência – esta câmara é o modelo topo de gama da Sony para profissionais da fotografia. Ou seja, o ‘crème de la crème’. Mas como é habitual nas nossas análises a equipamentos deste calibre, não vamos entrar nas minudências que um equipamento destes tem (e que poderiam interessar sobretudo aos ‘pros’), havendo preferência por destacar aquela que é a experiência global com o equipamento. A verdade é que mesmo sob este prisma não há como fugir à qualidade impressionante da Sony Alpha Mark II (A1 MKII). Como diria um certo humorista, tem tudo e mais não sei o quê…
A série Alpha 1 junta aquilo que a Sony tem de melhor no mundo fotográfico numa só câmara. E neste novo modelo, isso fica logo claro no detalhe e na nitidez conseguidos nas fotografias captadas. Isto deve-se em parte ao sensor usado (um full frame) e ao elevado número de píxeis existentes (50,1 MP), que conseguem registar todos os detalhes, seja de uma fotografia de pormenor, um retrato ou uma paisagem.
A este elemento acrescenta-se um outro, extremamente importante, que é uma reprodução muito fidedigna das cores. E conseguimos percebê-lo bem, pois experimentámos a câmara em dias de chuva e de sol (e a iluminação disponível influencia muito a ‘força’ das cores dos elementos), com os resultados a representarem muito bem aquilo que o nosso olho viu nesses exatos momentos. Além disso, a gradação de cor conseguida é excelente, o que contribui de forma decisiva para uma melhor representação dos elementos tal como os vemos.
Também o trabalho de processamento de imagem da Sony permite uma elevada ‘finesse’ em elementos como os contrastes (por muito subtis que sejam) ou a profundidade de campo, o que confere uma sensação de relação entre objetos muito apurada e que dão um ar natural às fotografias. É desta conjugação feliz de elementos bem executados que nasce o nosso título, pois as fotografias da Sony A1 MKII representam muito bem a vida como ela é – e não é exatamente isso que uma máquina fotográfica deve fazer?
Apetrechada até aos dentes
Numa máquina deste calibre não basta apenas captar fotografias excelentes – é preciso dar o suporte aos utilizadores para que os disparos sejam o mais perfeitos possível no maior número de vezes possível. E aqui a Sony A1 MKII também brilha. A começar pelo sistema de focagem automática, capaz de detetar mais de 700 zonas diferentes no plano de visão, o que permite ou manter tudo com um foco primoroso (no caso das imagens de paisagem) ou ir buscar aquele pequeno elemento que se destaca do restante plano.
Outro elemento que a tecnológica tem vindo a aprimorar são as tecnologias de reconhecimento automático (de pessoas, animais, carros…) e que funcionam de forma praticamente instantânea (assim que identifica uma pessoa, a focagem de olho aparece no ecrã e não larga mais…), como muito consistente (mesmo em movimentos bruscos, o sistema consegue identificar quando e como manter a pessoa em foco). E é a própria máquina quem muda o sistema de focagem mediante aquilo que tem à sua frente.
Outra característica importante é a capacidade de disparo em rajada (30 fotogramas por segundo, qual ‘metralhadora’ fotográfica), o que permite ao utilizador garantir que regista sempre o momento certo. Ou, mediante as configurações certas, torna esta câmara ideal para fotografia de natureza ou desporto, congelando as ações rápidas de animais, atletas ou máquinas de competição.
A este respeito, destacar o modo de “pré-captura”, que faz com que a máquina registe fotogramas enquanto pressionamos o obturador, mas ainda não o carregamos a fundo para iniciar o disparo – algo que é mostrado através de um indicador visual que surge no ecrã. Resumindo, é uma câmara que consegue combinar detalhe e velocidade de registo como poucas no mercado.
Sony Alpha 1 MKII: Tudo-em-um
Mudam-se os tempos, mudam-se as prioridades, no sentido em que quem investe tanto numa câmara dificilmente quer ficar confinado à parte fotográfica. A pensar nas exigências do mundo moderno, a A1 Mark II entrega todas as suas qualidades também à área do vídeo – no detalhe, nas cores e no sistema de focagem. Aqui de referir, acima de tudo, que o grande ponto de destaque é talvez a liberdade de escolha que dá aos utilizadores. Os que preferem maior detalhe podem gravar vídeos em 8K, enquanto que os que preferem maior fluidez de imagem podem gravar no modo 4K até 120 fotogramas por segundo. Existem também modos de gravação em câmara lenta para uma maior versatilidade nas gravações conseguidas.
O ecrã tátil, rotativo e articulado apresenta-se como uma opção ideal para os que gostam de explorar ângulos de captação de imagem menos convencionais, garantindo sempre uma boa visualização dos conteúdos.

A verdade é que para uma câmara que tem tanto a ‘acontecer’ é fácil o utilizador ficar um pouco perdido nas muitas configurações possíveis. A Sony tenta corresponder às expectativas colocando à disposição muitos discos e botões de opções, para que cada um possa definir o fluxo de trabalho exatamente à sua medida. Por exemplo, existem três discos de controlo fotográfico só na parte superior direita da câmara, assim como quatro botões de acesso a configurações pré-definidas. Não deixa também de impressionar o tamanho compacto que a câmara acaba por apresentar, considerando tudo aquilo que faz.
Uma nota ainda para a autonomia, que acabou por surpreender pela positiva. A captação de cerca de 250 fotografias (algumas das quais em modo de rajada) apenas teve um impacto de 35% na autonomia, o que significa que com uma única carga pode levar para casa umas quantas centenas de imagens para rever (mas prepare os discos de armazenamento, pois há fotos que chegam a ocupar cerca de 50 MB mesmo em formato JPEG – aliás, tivemos de redimensionar algumas das imagens da galeria em cima, pois o backoffice do site não suporta ficheiros tão grandes).
Por fim, é importante endereçar a questão do preço. Se pensarmos que se precisasse de comprar uma boa câmara para fotografia e outra para vídeo, provavelmente acabaria por gastar o valor desta, sendo que a Sony Alpha 1 MKII faz ambos os trabalhos bem feitos. A grande questão que colocamos é se tira partido de tudo, mesmo tudo, o que esta câmara disponibiliza, no seu dia a dia. É que por metade do valor encontra câmaras igualmente muito boas na área da fotografia ou do vídeo. Portanto, percebemos por que razão custa tanto, mas consideramos que apesar do desempenho e das características, acaba por ir perdendo na relação qualidade-preço à medida que o preço se afasta de outras câmaras muito competentes, mas não tão caras. A Sony diz que é para profissionais e concordamos – para um entusiasta, torna-se difícil justificar tamanho investimento sem que haja uma possibilidade de retorno associada.
Tome Nota
Sony Alpha 1 Mark II €7500 (só corpo)
sony.pt
Qualidade de imagem Excelente
Vídeo Muito bom
Construção Excelente
Autonomia Muito bom
Características Sensor full frame CMOS empilhado de 50,1 megapíxeis • Processador Dual Bionz XR • Disparo contínuo até 30 fps • 759 pontos de focagem • ISO: 100 – 32.000 (expansível para 50 – 102.400) • Vídeo: 8K a 30 fps; 4K até 120 fps; 10-bit • EVF com 9,44 milhões de pontos • LCD de 3,2” articulado • Slots para cartões: 2x CFexpress Tipo A/SD UHS-II • HDMI standard, USB-C 3.2 Gen 2, entrada para microfone, Bluetooth 5.0 • 136x97x83 mm • 743 g (com bateria)




















